BusinessTimes

Bombardier revela modelo renovado de jato executivo para competir com Embraer

21 out 2019, 19:48 - atualizado em 21 out 2019, 20:47
A Bombardier está expandindo a oferta de jatos executivos de cabine grande e margens mais altas, com o lançamento dos Global 7500, 6500 e 5500 (Imagem: REUTERS/David Becker)

A canadense Bombardier anunciou nesta segunda-feira seu renovado avião executivo Liberty Learjet 75, apostando que espaço extra para as pernas e um preço mais baixo a ajudarão a vencer a concorrência do modelo líder de mercado da Embraer (EMBR3).

Bombardier e Embraer estão se voltando para suas divisões de jatos executivos depois de aceitarem acordos com Airbus e Boeing para perderem o controle sobre seus programas de aviação comercial.

“É mais espaço e mais desempenho (do que concorrentes) com custo e custo operacional semelhantes”, disse Mischa Loeffler, gerente de planejamento de produtos da Bombardier Aviation à Reuters, no lançamento de um modelo do avião para a mídia. O anúncio aconteceu antes da maior feira de jatos executivos do mundo, que começa na terça-feira, em Las Vegas.

Veja o vídeo de apresentação do modelo:

O Learjet, menor jato executivo da Bombardier, está seguindo as vendas dos aviões Phenom, da Embraer, segundo dados do setor.

A Bombardier está expandindo a oferta de jatos executivos de cabine grande e margens mais altas, com o lançamento dos Global 7500, 6500 e 5500 para competir com os modelos topo de linha das rivais Gulfstream e Dassault Aviation.

Na previsão mais recente, a Honeywell espera até 7.600 novas entregas de jatos executivos, no valor de 248 bilhões de dólares, de 2020 a 2029, impulsionadas pela demanda e pela introdução de novos modelos.

O Learjet 75, com capacidade para sete pessoas, foi listado em 2018 a 13 milhões de dólares, em comparação com pouco mais de 9 milhões de dólares do Phenom (Imagem: Bombardier)

Após anos de demanda morna e especulação de analistas de que a linha Learjet esteja à venda, a Bombardier vê o preço menor do Liberty como estratégia para aumentar a demanda num mercado dominado por jatos da Embraer e por aviões Pilatus e Cessna, este da Textron.

De acordo com dados de encomendas mais recentes da Associação Geral de Fabricantes de Aviação (Gama), a Embraer entregou 27 Phenoms no primeiro semestre de 2019 em comparação com quatro entregas de Learjets da a Bombardier.

Jay Beever, vice-presidente de operações de design da Embraer Executive Jets, disse à Reuters que o Learjet faz parte de uma disputa no setor, que ele disse que beneficiaria os clientes com designs aprimorados.

A Bombardier reduziu o preço de lista do Liberty Learjet para 9,9 milhões de dólares este ano, removendo equipamentos que eram antes padrão na linha como a unidade de energia auxiliar (APU)

O Learjet 75, com capacidade para sete pessoas, foi listado em 2018 a 13 milhões de dólares, em comparação com pouco mais de 9 milhões de dólares do Phenom.

A Bombardier reduziu o preço de lista do Liberty Learjet para 9,9 milhões de dólares este ano, removendo equipamentos que eram antes padrão na linha como a unidade de energia auxiliar (APU).

Mas o corte do preço pode prejudicar os valores do Learjet 75 no longo prazo. O avião já perde mais da metade de seu valor após cinco anos, de acordo com dados do setor citados pelo analista de aviação Rolland Vincent.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar