Bom dia, Bitcoin (BTC): mercado tem tom pessimista com Binance na mira de regulador dos EUA
Enquanto os mercados tradicionais não despertam, o Crypto Times vem dar um bom dia ao Bitcoin. Confira um breve resumo do que pode mexer com o mercado nesta terça-feira (28).
O Bitcoin (BTC) amanheceu em queda, com o mercado com um grande pé atrás com a Binance, corretora onde se passa o maior volume de negociação do mercado.
O Ether (ETH) também mostra um sinal negativo em meio às incertezas. Ainda assim, o valor de mercado das criptomoedas volta ao patamar de US$ 1,13 trilhão.
Ontem, o CFTC, órgão regulador de futuros e commodities nos Estados Unidos, entrou com um processo contra a corretora alegando que a Binance estaria burlando regulações americanas.
Changpeng Zhao (“CZ”), CEO da Binance, publicou hoje pela manhã a cópia da carta que mandou a senadores dos EUA. Em um trecho, CZ garante que ele e a Binance prezam pela regulação em prol da proteção do usuário, mas entende que a melhor forma de fazê-la é através de uma regulação amigável.
“A Binance afirmou que a melhor forma de proteção do usuário é a regulamentação. A regulamentação inteligente protegerá os consumidores e os mercados e ainda permitirá a inovação e a preservação das proposições de valor fundamentais da criptografia de independência financeira e empoderamento”, escreve.
Ainda em respostas aos reguladores, CZ publicou ontem à noite uma resposta assinada por ele.
Na resposta, em um dos trechos, o CEO escreve que: “Após uma análise inicial, a reclamação parece conter uma descrição incompleta dos fatos, e não concordamos com a caracterização de muitos dos problemas alegados na reclamação. Embora só possamos dar respostas completas no devido tempo, abordaremos alguns pontos-chaves.”
Quem tem medo da Binance?
André Franco, analista chefe do Mercado Bitcoin, comenta que o mercado reagiu mal com a “Binance em xeque.”
“Ontem foi divulgado que a CFTC está processando a Binance, maior corretora de cripto do mundo em volume. O mercado reagiu mal e o Bitcoin terminou o dia com 3% de queda”, afirma
Segundo ele, ainda não é possível medir as consequências desse tipo de ação contra a Binance e também qual será a reação da corretora.
“Nos dados on-chain, houve um acúmulo de 3 mil bitcoins por parte dos investidores de longo prazo (LTH). No Ethereum, viu-se 9 mil novos ETH travados na Beacon Chain”, diz.
No entanto, para Fernando Pereira, gerente de conteúdo na Bitget e analista, novas quedas podem ser vistas em análise gráfica. Para ele, o Bitcoin pode chegar ao patamar de US$ 26.000 ainda nesta semana.
“Após fazer o conhecido padrão diamante de reversão (quando as linhas de suporte e resistência no preço fazem um formato parecido ao de um diamante), o Bitcoin deve (estatisticamente falando) entregar mais quedas nos próximos dias”, avalia.
Já o índice de medo e otimismo do mercado recua cinco pontos, mas segue otimista. No dia anterior, o índice estava em 64, na zona otimista, e hoje se encontra a 59, de 100.