Bolsonaro vs Lula: Veja quem é o melhor cabo eleitoral dos candidatos aos governos estaduais
A disputa para presidência da República deve ficar mesmo entre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As pesquisas eleitorais de intenções de voto, seja elas quais forem e qual metodologia usarem, mostram um cenário definido de preferência por candidato nas regiões todo país.
Apesar disso, as disputas estaduais, pelos cargos de governador e senador, não seguem, necessariamente, a mesma linha definida e, em alguns estados, os candidatos apoiados pelos presidenciáveis favoritos não refletem em si as intenções de votos.
Norte tem disputas dividas e bem determinadas
A região norte do país tem um cenário indefinido. Enquanto Lula aparece na frente das pesquisas no Amazonas, Pará e Tocantins, Bolsonaro lidera no Acre, Rondônia e Roraima. No Amapá os dois aparecem empatados.
Já em relação aos candidatos ao governo os partidos dos dois candidatos tem poucos candidatos diretos. Apesar disso, vantagem para Bolsonaro, que tem mais apoiados com chances de vitória.
No Acre, o líder das pesquisas é o atual governador Gladson Cameli do PP, partido aliado do PL do presidente. Jorge Viana, do PT, é o segundo colocado, mas as pesquisas dão margem para reeleição no primeiro turno.
No Amazonas, quem lidera é atual governador Wilson Lima, do União Brasil, que no primeiro turno não apoia nem Bolsonaro e nem Lula. Na sequência aparecem Amazonino Mendes, do Cidadania, e Eduardo Braga, do MDB. PL e PT não tem candidatos.
No Amapá, que não tem decisão entre Lula ou Bolsonaro, a disputa esta entre Clécio do Solidariedade e Jaime do PSD. No Pará, o atual governador Helder Barbalho, do MDB, caminha para uma vitória no primeiro turno. Zequinha, do PL de Bolsonaro, esta em segundo, mas distante do primeiro.
Em Rondônia, o atual governador Marcos Rocha, do União Brasil, tem vantagem sobre Marcos Rogério, do PL. Roraima tem Antônio Denarium, do PP, em vantagem sobre Teresa Surita, do MDB. Wanderlei Barbosa, do Republicanos, lidera no Tocantins com grande vantagem sobre Ronaldo Dimas, do PL.
Lula lidera no nordeste, mas governadores do PT não emplacam
Lula tem vantagem na região nordeste, aparecendo na liderança de intenção de votos em todos os estados. Em relação aos governadores a questão esta mais dividida.
Em Alagoas, Paulo Dantas, do MDB, e Rodrigo Cunha, do União Brasil, aparecem a frente nas pesquisas. Na Bahia, ACM Neto, do União Brasil, lidera a frente de Jerônimo Rodrigues, do PT, e João Roma, do PL, apoiados por Lula e Bolsonaro respectivamente.
No Ceará, Capitaão Wagner, do União Brasil, esta a frente e Elmano de Freitas, do PT, e Roberto Claudio, do PDT, disputam a vaga no segundo turno. Já no Maranhão a disputa esta apertada entre Carlos Brandão, do PSB, Wewerton Rocha, do PDT, e Edvaldo Holanda, do PSD.
No Piauí, o favorito é Silvio Mendes, do União Brasil, com Rafael Fonteles, do PT, tentando o segundo turno e Coronel Diego, do PL, pontuando pouco. No Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, do PT, caminha para uma reeleição já no primeiro turno.
Atual governador da Paraíba, João Azevedo, do PSB, lidera as pesquisas com Pedro Cunha, do PSDB, e Nilvan Ferreira, do PL, e Veneziano Vital, do MDB, tentando vaga no segundo turno.
Em Pernambuco, vantagem para Marília Arraes, do Solidariedade, com Raquel Lyra, do PSDB, Anderson Ferreira, do PL, e Danilo Cabral, PSB, bem próximos.
E em Sergipe o cenário esta invertido, com Valmir de Francisquinho, do PL, liderando com Fabio Mitidieri, do PSD, e Rogério Carvalho, do PT, tentando subir nas pesquisas.
Lula e Bolsonaro longe da disputa pelo governo dos estados do Centro-Oeste
O centro-oeste da vantagem apertada para o presidente Bolsonaro, com o candidato à reeleição liderando as pesquisas em todos os estados e no Distrito Federal, mas favoritos ao governo tem pouca ligação.
Na capital federal, Ibaneis Rocha, do MDB, caminha para a reeleição no primeiro turno, com Leila Barros, do PDT, Leandro Grass, do PV, e Paulo Octavio, do PSD, tentando evitar.
Os atuais governadores Mauro Mendes, do União Brasil, e Andre Puccinelli, do MDB, lideram as corridas para a reeleição no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nem PT e nem PL estão na disputa. Outro que caminha para a reeleição no primeiro turno é o atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil.
O sudeste tem a grande disputa nos maiores colégios eleitorais
Rio de Janeiro e São Paulo tem cenários parecidos. Lula tem a preferência dos paulistas e Fernando Haddad, do PT, lidera as pesquisas, enquanto Bolsonaro lidera entre os cariocas com Claudio Castro, do PL, na frente. Os segundos colocados são apoiados pelos candidatos à presidência, apesar de não serem do mesmo partido. Tarcisio de Freitas, do Republicanos, em São Paulo, e Marcelo Freixo, do PSB, no Rio de Janeiro.
Em Minas Gerais, Romeu Zema, do Novo, caminha para reeleição no primeiro turno, com Alexandre Kalil, do PSD, em segundo. No estado, Lula lidera com Bolsonaro aos poucos tirando a diferença.
E no Espírito Santo, o atual governador Renato Casagrande, do PSB, caminha para reeleição no primeiro turno. No estado, a disputa esta tecnicamente empatada entre Bolsonaro e Lula, com ligeira vantagem para o segundo.
Bolsonaro lidera no sul com pouca vantagem
No Paraná, o atual governador Ratinho Junior, do PSD, leva vantagem sobre Roberto Requião, do PT, com números parecidos aos de Bolsonaro e Lula no estado.
Em Santa Catarina, grande vantagem de Bolsonaro, mas disputa aberta entre o atual governador Carlos Moisés, do Republicanos, Jorginho Melo, do PL, e Esperidião Amim, do PP, todos com ligação ao presidente.
No Rio Grande do Sul, vantagem de Lula entre os gaúchos e para governador liderança de Eduardo Leite, do PSDB, com Onyx Lorenzoni, do PL, em segundo lugar.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!