Política

Bolsonaro vem aí: ex-presidente quer desfile em carro aberto, mas PF barra festa

29 mar 2023, 14:07 - atualizado em 29 mar 2023, 14:07
Jair Bolsonaro presidente república acena apoiadores fim de mandato frases polêmicas balanço governo
O plano de Bolsonaro era transformar o seu retorno após três meses nos Estados Unidos em uma festa para os seus aliados. (Imagem: Ag. Brasil/ Valter Campanato)

O ex-presidente Jair Bolsonaro deve embarcar nesta quarta-feira (29) em Orlando por volta das 21h55 e siga para Brasília, onde está prevista a chegada na quinta-feira (30) de manhã, por volta das 7h30.

O plano de Bolsonaro era transformar o seu retorno após três meses nos Estados Unidos em uma festa para os seus aliados. Segundo informações do Estadão, ele chegou a dizer que gostaria de desfilar em carro aberto do aeroporto até sua casa, no Lago Sul.

No entanto, o governo e a Polícia Federal estão “cortando as asinhas” do ex-presidente. As autoridades se basearam nas normas de segurança aeroportuárias para optar pelo isolamento do terminal pelo qual Bolsonaro chegará. Ou seja, os apoiadores não poderão estar presentes.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

“A Polícia Federal vai cumprir a Constituição e a lei. Quem faz policiamento fora do aeroporto é a Polícia Militar do Distrito Federal, está na Constituição […] No aeroporto, sim, nós faremos”, disse ministro de Justiça, Flávio Dino, em audiência na Câmara dos Deputados.

Bolsonaro também não deve sair pelas portas principais do aeroporto e, sim, por uma rota alternativa. Isso teria irritado o ex-presidente, segundo Bela Megale, colunista do O Globo.

Deputados bolsonaristas também queriam organizar caravanas para a vinda de apoiadores, mas mudaram de ideia com receio de represálias do Supremo Tribunal Federal (STF) relembrando os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) bloqueará o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios na noite desta quarta-feira, sem previsão para a liberação do trânsito na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recepção de Bolsonaro

Bolsonaro deve ser recebido no aeroporto por sua esposa, Michelle Bolsonaro; pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto; pelos líderes do PL no Congresso; e pelo secretário nacional de relações institucionais, Walter Braga Netto.

Não está previsto discurso do ex-presidente no local, mas o seu partido pode disponibilizar a sede do PL para ele cumprimentar os integrantes das bancadas na Câmara e no Senado. Já motociatas ou carreatas menores para acompanhar o trajeto de Bolsonaro não foram descartadas.