Brasil

Bolsonaro: Veja o que disse o ex-presidente em seu segundo depoimento à PF neste mês

26 abr 2023, 12:58 - atualizado em 26 abr 2023, 12:58
Bolsonaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro presta segundo depoimento à PF neste mês (Imagem: REUTERS/Marco Bello)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) depôs na manhã desta quarta-feira (26) à Polícia Federal (PF) em Brasília. O ex-mandatário chegou à sede da PF por volta das 9h. Essa é a segunda vez que ele presta depoimento às autoridades neste mês.

Desta vez, Bolsonaro foi questionado sobre sua participação direta ou indireta nos atos que levaram à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro. Segundo a defesa do ex-presidente, ele negou qualquer tipo de envolvimento nos ataques.

O depoimento do ex-presidente durou menos de 1h30. A oitiva foi determinada na semana passada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao atender o pedido formulado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no âmbito do inquérito 4921.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Na saída, os advogados de Bolsonaro falaram rapidamente com a imprensa. O ex-ministro e advogado Fábio Wajngarten afirmou que ele negou qualquer participação nos atos de janeiro.

“O presidente repudiou na noite do 8 todos os acontecimentos lamentáveis que aconteceram aqui em Brasília”, disse.

“Finda a eleição, o presidente virou a página política dele. O presidente enfrentou um processo de erisipela severo, não recebeu pessoas no palácio, não articulou objetivamente, se fechou e no 30 [de dezembro] ele viajou aos EUA onde permaneceu até o final de março”, completou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Joias sauditas

No início deste mês, o ex-presidente compareceu à Polícia Federal para prestar esclarecimentos sobre o caso das joias milionárias que recebeu de presente do governo da Arábia Saudita. A PF apura se houve crime no recebimento dos itens.

Na ocasião, Bolsonaro disse que ficou sabendo da existência das joias somente em dezembro de 2022, mais de um ano depois delas terem chegado ao Brasil. O depoimento durou cerca de 2h30.

*Com informações de Reuters.

Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.