BusinessTimes

Bolsonaro tira Silva e Luna do comando da Petrobras (PETR3;PETR4), diz site da Veja

28 mar 2022, 17:32 - atualizado em 28 mar 2022, 17:46
General Joaquim Silva e Luna
De acordo com uma fonte do governo para o Radar da Veja, Silva e Luna já foi avisado da demissão (Imagem: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom)

O presidente da República, Jair Bolsonaro, decidiu tirar o general Joaquim Silva e Luna do comando da Petrobras (PETR3;PETR4), de acordo com a matéria divulgada pelo Radar da Veja.

De acordo com uma fonte do governo, o CEO da Petrobras já foi avisado da demissão.

O anúncio oficial da demissão deve acontecer nas próximas horas.

Com a saída de Silva e Luna, o nome mais cotado para assumir a presidência da estatal é Adriano Pires, atual diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura.

A demissão de Silva e Luna foi alvo de especulações ao longo das últimas semanas, visto que o reajuste nos preços dos combustíveis levou a uma onda de insatisfação popular e, especialmente, por parte do governo.

A demissão de Silva e Lula volta a alimentar as preocupações de investidores quanto à interferência política na Petrobras, ainda que Bolsonaro tenha dito não ter o poder para intervir nos negócios da empresa.

Silva e Luna foi ministro da Defesa no governo de Michel Temer (MDB). Ele assumiu a cadeira de CEO da Petrobras há quase um ano, quando substituiu Roberto Castello Branco, demitido por Bolsonaro.

Castello Branco havia sido uma indicação de Paulo Guedes para a Petrobras. Sua demissão ocorreu por críticas de Bolsonaro quanto à forma como a empresa estava sendo conduzida na época, também em um contexto de aumento nos preços dos combustíveis.

O reajuste mais recente da Petrobras, feito em meio à alta da cotação do petróleo, elevou em 25% os preços do diesel em suas refinarias e em 19% o valor da gasolina.