Bolsonaro teve desempenho positivo no JN e joga pressão nas próximas sabatinas dos candidatos
O presidente Jair Bolsonaro inaugurou com estilo a sabatina de entrevistas do Jornal Nacional (JN) com os presidenciáveis mais bem colocados nas mais recentes pesquisas de intenção de votos. A avaliação no mercado financeiro é de que o candidato à reeleição não se prejudicou, jogando a pressão sobre os demais candidatos na disputa eleitoral.
De um modo geral, Bolsonaro teve um bom desempenho. “O saldo no noticiário sobre a participação de Bolsonaro no JN foi mais positivo”, resume, em comentário matinal, o analista da Ajax Asset, Rafael Passos.
Chamou a atenção o fato de que Bolsonaro não entrou em embates com os entrevistados. “A despeito da postura agressiva, combativa e acusatória dos entrevistadores, o resumo da repercussão é de que ele se saiu melhor do que o esperado”, comentou o CIO da TAG Investimentos, Dan Kawa.
Aos poucos, o presidente sentiu-se à vontade para dominar a sabatina, rebatendo acusações e se contendo nos ataques. “Os eventos abordados pelos jornalistas não foram novidade e o Bolsonaro teve, além de traquejo de argumentação, sabedoria emocional para se esquivar dos nítidos ataques”, afirma o economista da Ativa Investimentos, Étore Sanchez.
O que vem por aí?
Agora, a expectativa recai na participação dos outros candidatos, em especial do principal rival de Bolsonaro na disputa presidencial. O ex-presidente Lula será sabatinado na quinta-feira (25).
Mesmo assim, o principal ponto é medir o impacto dessas sabatinas nas pesquisas eleitorais. “Bolsonaro deverá colher frutos da aparição no programa, a despeito do mérito das questões”, prevê Sanchez, da Ativa. Para ele, o desempenho relativamente positivo do presidente deve ter reflexos na intenção de votos do eleitorado.
A mesma avaliação tem a Commcor. “O aceno do atual presidente ao eleitor moderado na sabatina ontem à noite pode marginalmente aumentar suas intenções de voto”, diz a corretora em comentário matinal.
Porém, Passos, da Ajax, tem opinião diferente, apesar de reconhecer que a TV segue como principal meio de informação e entretenimento no Brasil. “Dificilmente, se evidenciará mudanças de opinião. A situação tende a permanecer a mesma”, avalia.
Seja como for, a avaliação final é favorável ao candidato à reeleição. “Se por um lado, a ida dele à Globo pode não melhorar sua competitividade na corrida eleitoral; por outro, o presidente sai ileso da entrevista”, conclui a CM Capital, em comentário matinal.
A ver, então, a participação dos demais presidenciáveis. Nesta terça-feira (23) será a vez de Ciro Gomes (PDT); Lula (PT) será o entrevistado do dia 25 (quinta-feira); e, na sequência, Simone Tebet (MDB), será sabatinada na 6ª feira (26). Neste mesmo dia, tem início também o horário eleitoral gratuito em rádio e TV.
?Siga o Money Times no Instagram!?
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!