Bolsonaro tem sonda retirada e mantém “ótima evolução clínica” após cirurgia, diz boletim
O presidente Jair Bolsonaro tem “ótima evolução clínica” após submeter-se na sexta-feira a uma cirurgia para retirada de um cálculo na bexiga em São Paulo, disse neste sábado boletim médico do Hospital Albert Einstein, onde o presidente foi operado e segue internado na zona sul da capital paulista.
A expectativa é que Bolsonaro tenha alta ao longo do fim de semana, disse à Reuters na sexta-feira o cardiologista Leandro Echenique, da equipe responsável pelo presidente.
“Foi retirada a sonda vesical para que ele urine espontaneamente. O paciente está recebendo hidratação oral e caminhando fora do quarto”, afirma o boletim, que diz ainda que Bolsonaro não apresenta sangramento nem febre.
A cirurgia de Bolsonaro, de 65 anos, foi feita na manhã desta última sexta-feira, durou 1h30 e transcorreu sem intercorrências, disse o hospital na véspera.
Echenique disse, ainda na sexta, que o cálculo retirado da bexiga do presidente Bolsonaro tinha 4,5 centímetros, maior do que mostravam os exames pré-operatórios.
Após ser esfaqueado durante a campanha presidencial de 2018, Bolsonaro passou por quatro cirurgias relacionadas ao ataque.
A primeira, de emergência, em Juiz de Fora (MG), onde ocorreu o atentado contra ele. Depois foram intervenções realizadas em São Paulo, para desobstrução intestinal, retirada de uma bolsa de colostomia e correção de uma hérnia.