Bolsonaro tem 41% dos votos válidos, mostra pesquisa eleitoral XP-Ipespe; veja íntegra
A nova pesquisa eleitoral XP Investimentos-Ipespe, a última rodada antes do primeiro turno das eleições presidenciais, mostra que Jair Bolsonaro (PSL) ampliou sua diferença para Fernando Haddad (PT), chegando a 36%, 8 pontos percentuais, mais que na semana passada.
Ele está agora 14 p.p. à frente de seu rival, que chegou a 22%. Quanto aos votos válidos, o Bolsonaro tem 41% – para ganhar a eleição no primeiro turno, ele precisa receber mais de 50% dos votos.
Em relação ao cenário da segunda rodada, Bolsonaro e Haddad permaneceram empatados, dentro da margem de erro, mas Bolsonaro aparece agora à frente de Haddad (43% a 42%).
Na semana passada, o candidato do PT liderava, 43% a 39%. As entrevistas desta 20ª rodada de pesquisas presidenciais foram realizadas na quarta e na quinta-feira. Eles mostram cenários positivos para Bolsonaro em três outras questões:
1 – A rejeição de Fernando Haddad aumentou novamente, chegando a 65% dos eleitores dizendo que eles não votariam nele de qualquer maneira, enquanto Bolsonaro parou em torno de 59%, um ponto a menos que na semana passada.
2 – Haddad é considerado o pior presidente do Brasil por 40% dos eleitores, 10 p. à frente de Bolsonaro. Na semana passada, Haddad recebeu esse “veto” de 38% dos eleitores e Bolsonaro de 36%.
3 – 54% dos eleitores afirmam que Bolsonaro vai ganhar a eleição, a maior taxa desde maio.
Na sexta-feira antes do primeiro turno das eleições, o interesse dos eleitores na eleição presidencial atingiu seu nível mais alto: 66% afirmam estar “mais ou menos” ou “muito interessados” nas eleições.