Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Bolsonaro segue protocolo, faz discurso seguro e não ilude mercado na ONU

24/09/2019 - 16:43
Bolsonaro ONU
Presidente ressalta abertura comercial do Brasil a investimentos e comércio (Imagem: Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro obteve três principais vitórias em Nova York: seguir o protocolo, comportamento criticado por parte da imprensa quando não cumprido; ressaltar a abertura comercial do Brasil; e não prometer responsabilidade do equilíbrio fiscal na ONU sem contraparte de ação.

Em relação ao último ponto, a ex-presidente Dilma Rousseff discursou na assembleia geral da ONU, em 29 de setembro de 2015, conforme apurado pela reportagem da Folha: “Diante dessa situação [de recessão global e das decorrências negativas para o Brasil] estamos reequilibrando o nosso orçamento e assumimos uma forte redução de nossas despesas, do gasto de custeio e até de parte do investimento”.

Logo adiante, a ex-presidente completa: “todas essas iniciativas visam reorganizar o quadro fiscal, reduzir a inflação, para consolidar a estabilidade macroeconômica”.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Até o término do governo Dilma, o reequilíbrio fiscal ocorreu de maneiras controversas, com desrespeito ao tripé macroeconômico e certo descontrole orçamentário do governo central.

Outras duas vitórias

O primeiro êxito do presidente Jair Bolsonaro foi o seguimento do protocolo, demonstrando maior segurança em relação ao primeiro teste internacional em Davos.

Por fim, a última vitória do presidente foi destacar a intenção de maior abertura comercial na economia, ao ressaltar que o país está “de portas abertas para todos”.

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 24/09/2019 - 16:50