Política

Bolsonaro sanciona projeto que altera LDO de 2022

26 maio 2022, 8:30 - atualizado em 26 maio 2022, 8:31
Jair Bolsonaro
A nova lei orçamentária entrará em vigor imediatamente, tendo validade apenas para o ano de 2022. Como o texto já foi aprovado pelo Congresso Nacional, não depende de qualquer nova deliberação para entrar em vigor (Imagem: Flickr/Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro sancionou projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022, com vetos, de acordo com comunicado da assessoria da Secretaria-Geral da Presidência.

A nova lei regulamenta emendas relacionadas ao pagamento de precatórios e requisições de pequeno valor, possibilita a redução de tributos incidentes sobre a comercialização no mercado interno e sobre a importação de biodiesel, óleo diesel, gás liquefeito de petróleo derivado de petróleo e de gás natural, o que poderá desonerar a cadeia produtiva.

Ainda de acordo com a nota, a medida dispensa a necessidade de suplementação do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, que possui dotação autorizada na Lei Orçamentária de 2022 em montante inferior ao previsto na LDO, o que prejudicaria o financiamento de políticas públicas.

Mas foi vetada, por contrariar o interesse público e inconstitucionalidade, a autorização para o bloqueio de dotações orçamentárias discricionárias, sendo excluída a autorização para bloqueio de despesas orçamentárias discricionárias incluídas por emendas de comissões permanentes e por emendas do relator-geral do projeto de lei orçamentária anual.

“Além de criar tratamento diferenciado entre as despesas orçamentárias discricionárias, o dispositivo cria obstáculos à correção de desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, dificultando a realização de bloqueios necessários ao cumprimento do teto de gastos”, apontou a nota.

A nova lei orçamentária entrará em vigor imediatamente, tendo validade apenas para o ano de 2022. Como o texto já foi aprovado pelo Congresso Nacional, não depende de qualquer nova deliberação para entrar em vigor.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!