BusinessTimes

Bolsonaro: Quem são os famosos que apoiam o candidato na eleição de 2022?

21 out 2022, 16:05 - atualizado em 21 out 2022, 16:05
Jair Bolsonaro
Famosos declaram publicamente apoio à Bolsonaro nas eleições (Imagem: You Tube/Inteligência LTDA)

Com a aproximação do segundo turno das eleições de 2022, os candidatos não contam apenas com a efetividade das campanhas eleitorais para se promoverem aos cargos públicos. Hoje, a manifestação de apoio de personalidades influentes no Brasil promove impacto no cenário eleitoral.

Nas redes sociais, festivais e eventos, a manifestação política está presente entre nomes reconhecidos no Brasil.

No caso de Jair Bolsonaro (PL), candidato à Presidência do país, alguns dos nomes que se destacam são os cantores de sertanejo Leonardo, Gusttavo Lima, Zezé di Camargo e a dupla Henrique e Juliano.

O candidato, que angariou 43,20% dos votos no primeiro turno, ficando em segundo lugar, contra 48,43% de Lula tem o posicionamento de figuras públicas e reconhecidas apoiando e buscando impulsionar resultado favorável ao atual presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Famosos que apoiam Bolsonaro

Veja 15 artistas, esportistas, entre outras figuras com grande alcance público que se posicionaram a favor do atual presidente, Jair Bolsonaro:

  • Neymar
  • Leonardo
  • Gusttavo Lima
  • Zezé di Camargo
  • Henrique
  • Juliano
  • Zé Aldo
  • Wanderlei Silva
  • Regina Duarte
  • Robinho
  • Roberto Justus
  • Juliano Cazarré
  • Bruno (da dupla Bruno e Marrone)
  • Marrone
  • Antônia Fontenelle

Nesta sexta-feira (21), o presidente teve um encontro com lutadores, em São Paulo, recebendo o apoio dos mencionados Zé Aldo, Wanderlei Silva, bem como outros, como Minotauro e Maurício Shogun.

Nas redes sociais há também movimentação em prol do atual presidente, que conta com o apoio de Neymar. O vídeo abaixo, publicado no dia 29 de setembro no perfil de Bolsonaro no Instagram, conta com mais de 61,7 milhões de visualizações.

Impacto nos resultados da eleição

Segundo pesquisa da Opinion Box, 77% dos brasileiros seguem influenciadores nas redes sociais, sendo mais comum entre mulheres e jovens.

O estudo destaca que entre as pessoas de até 30 anos, especialmente, 9 em cada 10 disseram seguir influenciadores. Pessoas de diferentes classes sociais e entre as regiões do Brasil, porém, não apresentam comportamentos distintos.

Para Aníbal Chaim, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e autor do livro “Futebol, Corações e Mentes”, o resultado desse apoio político pode impactar os candidatos em diferentes níveis.

“Depende do candidato. Se for um candidato com base digital ativa, baixo impacto. Se for um candidato sem presença nas redes, pode ser alto”, explica.

Para Chaim, a tendência de posicionamento das personalidades pode ser explicada por dois aspectos, sendo eles uma imposição realizadas pelas redes sociais de sinalização, bem como o objetivo de se destacar perante ao público.

“Por um lado, a demanda constante de sinalização de virtude imposta pelas redes sociais. Por outro, o desejo de personalidades de manterem-se em evidência, já que a política é hoje o maior holofote público do Brasil. Para o bem e para o mal”, diz.

Aníbal Chaim aponta ainda que o compartilhamento de conteúdo político depende de pessoas politizadas, portanto mais importante que influenciadores são as pessoas que compartilham seu conteúdo.

Dessa forma, um grande influenciador sem base politizada impacta pouco. Já um pequeno influenciador com base politizada impacta muito.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!