Ciro Gomes

Bolsonaro não vence mais em 2º turno; veja nova pesquisa da XP

22 jun 2018, 11:05 - atualizado em 22 jun 2018, 11:10
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Uma nova pesquisa sobre as intenções de voto para a presidência, produzida pela XP Investimentos em parceria com a Iespe, mostra que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) vem perdendo apoio e não tem mais vida fácil em um eventual segundo turno em todas as simulações. O levantamento foi realizado com mil pessoas entre 18 e 20 de junho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. (Veja o documento abaixo ou neste link)

Para o 2º turno, Bolsonaro continua a recuar e caiu entre 1 ponto percentual e 2 p.p. (dentro da margem de erro) nos quatro cenários em que ele é considerado. Ele ainda perde para Lula (33% a 41%) e permanece tecnicamente empatado com  Geraldo Alckmin (32% a 31%), Marina Silva (32% a 36%) e Ciro Gomes (33% a 32%).

A pesquisa mostra ainda que a maioria dos eleitores não se preocupa com as eleições ainda, que passou de 51% para 56%. Por outro lado, mesmo com o início da Copa do Mundo, não foi possível reduzir a taxa de rejeição da atual administração, que marcou um novo recorde em 85%.

“Pela primeira vez, o eleitorado foi questionado sobre sua opinião sobre temas controversos. Os eleitores de Bolsonaro eram os mais favoráveis ao direito de manter e portar armas, reduzir a idade legal de 18 para 16 anos, pena de morte, intervenção militar e privatizações. Os eleitores de Geraldo Alckmin, no entanto, eram os mais favoráveis a uma reforma previdenciária”, aponta a pesquisa.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.