Bolsonaro não deve parabenizar Lula por vitória; veja os líderes que já se pronunciaram
O atual presidente Jair Bolsonaro não deve parabenizar Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória na corrida eleitoral, segundo a coluna de Lauro Jardim, do Globo.
Lula foi confirmado eleito à presidente com 50,9% dos votos. No entanto, Bolsonaro quebrou a tradição de ligar para o candidato vitorioso e se mantém em silêncio desde a noite passada.
Bolsonaro teria garantido aos seus ministros que vai fazer um pronunciamento em que não vai contestar o resultado das urnas. No entanto, ele não vai parabenizar Lula e ainda pode criticar a condução do processo eleitoral por parte do Judiciário.
Ao longo do dia, Bolsonaro se encontrou com os ministros Paulo Guedes, Carlos França, Ciro Nogueira e Fabio Faria.
Flávio Bolsonaro foi o primeiro da família a comentar a derrota do presidente. Ele agradeceu aos eleitores e não questionou o resultado.
Obrigado a cada um que nos ajudou a resgatar o patriotismo, que orou, rezou, foi para as ruas, deu seu suor pelo país que está dando certo e deu a Bolsonaro a maior votação de sua vida! Vamos erguer a cabeça e não vamos desistir do nosso Brasil! Deus no comando!
— Flavio Bolsonaro #B22 (@FlavioBolsonaro) October 31, 2022
Mais cedo, Michelle Bolsonaro foi a primeira da família a voltar a publicar nas redes sociais. No entanto, ela não comentou sobre o resultado das eleições.
Líderes mundiais
Ao contrário de Bolsonaro, outros líderes mundiais já falaram com Lula. O presidente da Argentina Alberto Fernández veio para o Brasil para parabenizar o presidente eleito pessoalmente pela vitória – é a primeira vez que ele visita o país desde que assumiu em 2019.
Já o presidente da França, Emmanuel Macron, foi um dos primeiros a se pronunciar no domingo (30) e ligou há pouco para Lula. Ele chegou a compartilhar um vídeo do momento nas redes sociais.
Conectando-se com o Brasil.
Connexion avec le Brésil. pic.twitter.com/cpYEf7dvGE— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) October 31, 2022
Joe Biden, dos Estados Unidos, também já ligou para Lula. Segundo a Casa Branca, ele elogiou a força das instituições democráticas brasileiras e ambos conversaram sobre desafios do próximo governo, incluindo mudanças climáticas.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!