Bolsonaro na próxima eleição? Projeto de lei propõe anistia para crimes eleitorais
Um projeto de lei (PL 3317/2023) propõe perdoar todos os condenados por ilícitos eleitorais desde 2016. Caso a medida seja aprovada pelo Congresso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria apto para disputar eleições.
De autoria do deputado Sanderson (PL), o projeto de lei foi apresentado à Câmara em 30 de junho, dia em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
O Projeto de Anistia (PL 3317/23) busca anistiar condenados por “ilícitos cíveis eleitorais”, não abarcando condenações criminais. Não serão beneficiados quem já tiver sido condenado por corrupção; improbidade; crimes hediondos. Bolsonaro, por exemplo, cumpre todos os requisitos. pic.twitter.com/gw67gn4eAG
— Deputado Sanderson (@DepSanderson) July 1, 2023
No texto, Sanderson afirma que o PL busca corrigir “distorções político-sociais decorrentes de decisões da Justiça Eleitoral contrárias ao sufrágio dos cidadãos brasileiros”.
Além do ex-presidente, a aprovação da medida beneficiaria outros políticos condenados pela Justiça Eleitoral, como o deputado cassado Deltan Dallagnol (Podemos).
No Twitter, Sanderson informou que a proposta tem o apoio de 65 deputados. Porém, no sistema eletrônico da Câmara, somente 50 parlamentares assinaram o texto, sendo que 35 deles são do PL.
- Quer lucrar com dividendos? Clique aqui para assistir ao Giro do Mercado de hoje (06) e descubra o Top 5 de ações selecionadas pela Empiricus Research para julho. Aproveite para se inscrever no nosso canal aqui e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.