Bolsonaro inelegível: TSE deixa ex-presidente fora de eleições
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta sexta-feira (30), por cinco votos a dois, tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos. Os ministros entenderam que o ex-chefe do Executivo cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
A decisão se deu na análise de uma ação protocolada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) em agosto de 2022. Na ação, a legenda acusa o então presidente Jair Bolsonaro de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Segundo o PDT, os crimes eleitorais foram cometidos durante um encontro de Bolsonaro com embaixadores, no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022. O pleno do Tribunal concordou com as acusações feitas pelo partido.
No encontro com os embaixadores, Bolsonaro alegou, sem apresentar qualquer prova, que o sistema eletrônico de votação brasileiro poderia ser fraudado e não seria auditável. As declarações, que não são verdadeiras, foram transmitidas pela TV Brasil.
- Meta de inflação em 3% anima mercado brasileiro: Já é possível sonhar com Ibovespa nos 150 mil pontos? Assista ao Giro do Mercado de hoje (30) e confira o que diz Matheus Spiess, analista da Empiricus Research. Inscreva-se no nosso canal e não perca as próximas lives!