Política

Bolsonaro é contra equiparação da idade mínima entre homens e mulheres, diz Guedes

05 fev 2019, 17:37 - atualizado em 05 fev 2019, 17:38
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por Investing.com – Após se reunir com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o ministro da Economia Paulo Guedes disse a jornalistas que o presidente Jair Bolsonaro é contrário à equiparação da idade mínima de aposentadoria para homens e mulheres, relembrando entrevistas do presidente à imprensa defendendo que homens se aposentem com 62 anos e mulheres com 57.

A declaração foi feita um dia após a divulgação de uma minuta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impõe a idade mínima de 65 anos tanto para homens como para mulheres.

Acompanhe as carteiras recomendadas de fevereiro

Guedes não disse detalhes sobre as novas regras de aposentadoria, mas apontou que o objetivo é obter uma economia de R$ 1 trilhão em dez anos em uma das três versões da Reforma da Previdência que a equipe econômica elaborou.

Em uma reforma mais branda, a economia de R$ 1 trilhão deve ser obtida em 15 anos. Se for adotada a idade mínima deseja pelo presidente, o período de transição será maior. A decisão final será de Bolsonaro e, depois, encaminha para o Congresso Nacional.

Mais cedo nesta terça-feira, o vice-presidente Hamilton Mourão declarou que há divergência em relação à idade mínima a ser instituída entre homens e mulheres na Reforma da Previdência.