Bolsonaro diz que Toffoli “surpreendeu” com capacidade de se antecipar a problemas no STF
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, “surpreendeu” o governo com a capacidade de se antecipar a problemas no comando da corte e exaltou a “harmonia, diálogo e o entendimento em momentos difíceis”, em uma fala na última sessão do plenário presidida pelo magistrado.
Após uma visita ao Supremo que não constava da agenda oficial, Bolsonaro disse a Toffoli que “a harmonia, o diálogo e o entendimento em momentos difíceis, apesar de ser bem mais novo do que eu, isso é muito importante para o destino do nosso Brasil”.
“Dizer que, em muitos momentos, o chefe do Executivo procurou o Supremo Tribunal Federal, por muitas vezes, em decisões monocráticas, Vossa Excelência muitas vezes nos atendeu”, afirmou.
“Em outro momento, até nos surpreendeu com a sua capacidade de se antecipar a problemas e apresentar solução antes mesmo que eu procurasse”, emendou ele, que antes do discurso estava sentado na plateia do plenário e fez o pronunciamento em uma cadeira à direita do presidente do Supremo.
Na rápida fala, Bolsonaro disse ao ministro Luiz Fux, que na quinta-feira assume o comando do Supremo pelos próximos dois anos, que estava na torcida por ele. Destacou esperar que ele conduza o STF da mesma forma como os antecessores.
“Pode contar, prezado ministro Fux, com o apoio do governo federal”, disse. “Se precisar de nós, estamos à disposição”, completou.
Bolsonaro disse ainda que pede a Deus que o ilumine para indicar alguém para o Supremo que possa “realmente cooperar com essa Casa e suas responsabilidades”. Em novembro, com a aposentadoria compulsória do decano Celso de Mello, o presidente poderá fazer sua primeira indicação para o STF.