Política

Bolsonaro diz esperar que PIB melhore este ano mesmo com problemas do coronavírus

04 mar 2020, 19:32 - atualizado em 04 mar 2020, 19:32
O presidente, no entanto, minimizou o fato de o resultado final do PIB ter ficado abaixo da expectativa inicial do governo (Imagem: Reuters/Adriano Machado)

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira que espera que a economia brasileira tenha um desempenho melhor neste ano do que em 2019, apesar dos problemas acarretados pelo surto do coronavírus.

“Espero que sim… apesar do problema do coronavírus, espero que sim”, disse o presidente a jornalistas ao chegar no Palácio da Alvorada no final da tarde, ao ser questionado se é possível a economia melhorar em 2020.

O surto de coronavírus, que já contaminou mais de 90 mil pessoas e causou mais de 3 mil mortes em todo mundo, tem afetado fortemente os mercados financeiros e já traz efeitos negativos à economia global.

Na manhã desta quarta, o IBGE informou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,1% em 2019, abaixo da expansão de 1,3% registrada em 2017 e 2018 e bem abaixo da previsão do próprio governo no início do ano passado. Em março, a projeção era de um crescimento de 2,5%.

O presidente, no entanto, minimizou o fato de o resultado final do PIB ter ficado abaixo da expectativa inicial do governo.

“Expectativa, eu sempre falo… bota a expectativa o mais baixo possível para evitar exatamente esse tipo de pergunta”, disse.

Bolsonaro destacou a aceleração da economia no final do ano. Na comparação com o final de 2018, o PIB cresceu 1,7%. Mas em relação ao terceiro trimestre de 2019, o PIB do último trimestre do ano passado desacelerou para 0,5%.