Redes Sociais

Bolsonaro cria tendência e candidatos apostam nas redes sociais para conseguir votos nas eleições

12 set 2022, 14:01 - atualizado em 12 set 2022, 14:11
Jair bolsonaro
Presidente faz aparições semanais na plataforma para falar sobre seu governo (Imagem: Facebook/ Jair Bolsonaro)

Reflexo da campanha vitoriosa do presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição de 2018, quando se saiu vitorioso apostando nas redes sociais e não em propagandas em rádio e televisão ou em debates e grandes comícios, é o aporte financeiro que os candidatos nas eleições deste ano fazem nas empresas de tecnologia.

O Facebook é, até esta segunda-feira (12), o segundo fornecedor que mais recebeu dinheiro das campanhas. Com mais de R$ 15 milhões recebidos, a plataforma só perde para os mais de R$ 29 milhões recebidos pela empresa de marketing da campanha do ex-presidente Lula, maior montante destinado a um fornecedor até o momento.

A diferença é que enquanto a empresa M4 Comunicação e Propaganda presta serviço apenas para a campanha do petista, os R$ 15.086.595,70 recebidos pelo Facebook vieram de 2711 pagamentos feitos por 1331 campanhas diferentes. O valor é equivalente a 1,26% de todo os R$ 1.199.319.693,39 gastos por todas as campanhas nesta edição das eleições.

Quem mais apostou na plataforma foi o candidato à presidência Ciro Gomes (PDT). O ex-governador do Ceará fez, até o momento, 11 pagamentos ao Facebook para impulsionar suas postagens nas redes dos brasileiros, gastando  um total de R$ 823.550,00.

Na segunda colocação esta o candidato ao senado por Minas Gerais Alexandre Silveira (PSD) que já gastou R$ 460 mil em impulsionamento de postagens, seguido pelo candidato a deputado federal por São Paulo José Anibal (PSDB) com R$ 315 mil.

Silveira também destinou boa parte do dinheiro de sua campanha em anúncio do Google. Foram mais 5 pagamentos a gigante plataforma no valor total de R$320 mil.

O Google é o oitavo fornecedor que mais recebeu verba até o momento e o líder do ranking é Roberto Cláudio (PDT). Candidato do mesmo partido de Ciro Gomes, Roberto Cláudio gastou com o Google R$ 733.500,00. O candidato a governador foi responsável por 24 dos 706 pagamentos que juntos somam R$ 7.411.089,96.

Alcance Orgânico

Os candidatos tentam conseguir de forma impulsionada o que alguns candidatos tem de forma orgânica: alcance nas redes sociais. De acordo com um levantamento feito pela CNN, Jair Bolsonaro (PL) é o candidato à Presidência da República que acumula mais seguidores nas redes sociais, com um total de 50,09 milhões — somando os perfis de Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e TikTok. Na sequência, está Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 17,1 milhões de seguidores.

Bolsonaro, que tenta reeleição, possui cerca de 14 milhões de seguidores no Facebook; mais de 21 milhões no Instagram; 8,7 milhões no Twitter; quase 3,8 milhões no YouTube e 2,5 milhões no TikTok.

Já os 17,1 milhões de seguidores de Lula dividem-se em: 5 milhões de seguidores no Facebook; 6 milhões no Instagram; cerca de 4,2 milhões no Twitter; 550 mil no YouTube e mais de 1 milhão no TikTok.

Ciro Gomes, candidato que mais gastou com Facbook, é o terceiro colocado quando se trata de seguidores nas redes sociais. O candidato do PDT tem um total de 4,6 milhões de seguidores, sendo 990 mil no Facebook; 1,4 milhão no Instagram; 1,4 milhão no Twitter; pouco mais de 500 mil no YouTube e quase 365 mil no TikTok.

Simone Tebet (MDB) acumula 924 mil seguidores nas redes. São 176 mil de contas que a acompanham no Facebook; 373 mil no Instagram; 356 mil no Twitter; 12,3 mil no YouTube e 6 mil no TikTok.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
matheus.caselato@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar