BusinessTimes

Bolsonaro contesta resultado das eleições e investidores avaliam o que fazer com ações da Petrobras (PETR4)

23 nov 2022, 8:40 - atualizado em 23 nov 2022, 9:28
eleições eleição 2022 digital segundo turno resultados
Segundo levantamento feito pelo partido de Bolsonaro, o atual presidente teria vencido as eleições com 51% dos votos (Imagem: TSE/ Abdias Pinheiro)

O pedido de anulação do resultado das eleições 2022 pelo partido de Jair Bolsonaro (PL), atual presidente da República, que alegou “mau funcionamento” das urnas eletrônicas no segundo turno é um dos destaques do dia. Investidores também avaliam o futuro da Petrobras (PETR4) e da Oi (OIBR3).

Partido Liberal apresentou nesta terça-feira (22) uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O pedido se baseia em um relatório produzido pelo Instituto Voto Legal à pedido do PL sobre o funcionamento das urnas eletrônicas e o processo de contabilização e apuração dos votos.

O documento estaria “apontando inconsistências graves e insanáveis acerca do funcionamento de uma parte das urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022, que precisam ser devidamente analisadas e solucionadas, com as consequências devidas, por essa Corte Superior Eleitoral”.

O problema teria ocorrido em 279.336 urnas, cerca de 59% dos equipamentos utilizados na eleição, e que, segundo levantamento também feito pela auditoria, teriam dado vitória à Lula com 53% dos votos. Já no restante das urnas, segundo o levantamento feito pelo partido de Bolsonaro, o atual presidente teria vencido com 51% dos votos.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, determinou nesta terça-feira que a coligação de Bolsonaro apresente em 24 horas uma auditoria referente aos dois turnos da eleição, sob pena de indeferimento da ação apresentada mais cedo.

  • O que fazer com as ações da Petrobras (PETR4)? Por um lado, a petroleira tende a se beneficiar da conjuntura macroeconômica que favorece a alta de commodities, como o petróleo. Por outro, é uma estatal que está à mercê de decisões políticas. Acesse o ‘veredito final’ sobre PETR4 neste relatório gratuito: [DEVO COMPRAR OU VENDER PETROBRAS?]

Indefinição persiste

A falta de decisões em relação ao texto da PEC da Transição voltou a preocupar os investidores nesta semana.

“Em síntese, acho que a falta de consenso sobre a PEC da Transição fez o mercado recompor posições defensivas que havia desfeito na véspera”, explicou Fernando Bergallo, diretor de operações da FB Capital, à Reuters.

Integrantes da equipe de transição e encarregados da negociação com o Congresso estimam estar próximos de fechar um texto de consenso para a PEC, que já poderia iniciar sua tramitação ainda nesta semana, possivelmente na quarta-feira.

Comprar ou vender?

Os investidores ainda seguem avaliando o desempenho da Petrobras (PETR4) e qual pode ser o futuro da maior petroleira do país.

O UBS BB rebaixou de compra para venda a recomendação para as ações da Petrobras, promovendo um corte drástico no preço-alvo para os papéis: de R$ 47 para R$ 22 – o que implica um potencial de queda de cerca de 17%.

A unidade brasileira do banco suíço disse, em relatório assinado por Luiz Carvalho e equipe, que o rebaixamento é apoiado em um maior pessimismo quanto ao preço dos combustíveis, aos investimentos e despesas gerais.

Segundo a equipe de analistas do Itaú BBA, a implementação de uma política de preços de paridade internacional pela Petrobras (PETR3;PETR4) representa uma “reviravolta inquestionável” na rentabilidade do segmento de downstream (transporte, comercialização e refino) da estatal.

O Itaú BBA espera que os papéis da Petrobras tenham um desempenho em linha com a média do mercado (market perform). A corretora aguarda uma visão mais clara do histórico de investimentos da estatal, principalmente no que diz respeito às diretrizes de política de precificação e alocação de capital.

OIBR3

Os papéis da Oi (OIBR3; OIBR4) também seguem no radar do mercado. Nesta semana, a empresa obteve importante vitória, com o Ministério Público reiterando o pedido para que a recuperação judicial da empresa seja encerrada.

MP avaliou que foram cumpridas as obrigações nos dois primeiros anos do plano de recuperação, na contramão da manifestação dos credores CaixaBanco do Brasil (BBAS3) e Itaú (ITUB4).

Isso bastou para que ação disparasse 22% no acumulado da semana.

*Colaborou Diana Cheng, Giovana Leal, Matheus Caselato e Renan Dantas, com informações da Agência Reuters

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Saiba mais! OS 5 TIMES MAIS VALIOSOS DO FUTEBOL BRASILEIRO! CLUBES EMPRESAS NA LISTA?

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar