Pelo Twitter, Bolsonaro comemora discretamente eleição de Lira e Pacheco no Congresso
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comemorou discretamente a eleição de dois aliados para o comando do Congresso no biênio 2021-2022.
Em sua conta no Twitter, Bolsonaro postou fotos sorridentes ao lado de Arthur Lira (PP-AL), novo presidente da Câmara dos Deputados, e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), novo comandante do Senado e do Congresso Nacional.
– Arthur Lira é eleito (302 votos em 513 possíveis), em primeiro turno, para presidir a Câmara para o biênio 2021/22. pic.twitter.com/bCTNuxoqyH
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 2, 2021
O comedimento não impediu o presidente de alfinetar o processo eleitoral brasileiro, ao comentar que Pacheco foi eleito “em cédula de papel”. Como se sabe, Bolsonaro já criticou, diversas vezes, as urnas eletrônicas, alegando fraudes, mas sem apresentar provas.
– Em cédula de papel, o Senado Federal elegeu o Senador Rodrigo Pacheco (57 votos de 81 possíveis) para presidir a Casa no biênio 2021/22 pic.twitter.com/ct8ZE5xmpE
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 1, 2021
A eleição de Lira e Pacheco é considerada uma vitória de Bolsonaro, que não fez questão de ocultar suas preferências na disputa pelo comando do Congresso.
Além de melhorar as chances de avanço das pautas que lhe são caras, como a de costumes e as reformas econômicas, Bolsonaro também consolida o apoio do Centrão e reduz muito a probabilidade de sofrer um impeachment. Já há 66 pedidos na presidência da Câmara.