Jair Bolsonaro

Bolsonaro chega ao Brasil: Veja vídeos do avião e da recepção ao ex-presidente no aeroporto

30 mar 2023, 8:45 - atualizado em 30 mar 2023, 8:48
Bolsonaro
O avião que trazia Bolsonaro ao Brasil pousou em Brasília por volta das 6h40 desta quinta (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou em Brasília na manhã desta quinta-feira (30). O avião em que estava o presidente pousou no aeroporto internacional da capital federal por volta das 6h40 de hoje.

No local, Bolsonaro foi recepcionado por seus apoiadores, que receberam o ex-presidente com coros em comemoração e aplausos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os vídeos do episódio:

Bolsonaro no Brasil

O ex-presidente Bolsonaro chega em um contexto repleto de implicações políticas e judiciais. Entre elas, uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode torná-lo inelegível.

O capitão reformado é acusado de ter usado o encontro para atacar a integridade do processo eleitoral e propagar desinformação sobre as urnas eletrônicas. A ação foi aberta pelo PDT.

Sem foro privilegiado, Bolsonaro ainda vai enfrentar uma série de ações em diferentes instâncias da Justiça. Além do processo apurado pelo TSE, o ex-presidente terá de se esclarecer sobre o caso envolvendo as joias enviadas pelo governo da Arábia Saudita.

Também existe uma expectativa grande de que Bolsonaro será o líder da oposição ao governo. Isso porque o ex-presidente conquistou mais de 53,2 milhões de votos na eleição passada, e ajudou o seu partido a conquistar a maior bancada da Câmara dos Deputados e a segunda maior do Senado Federal.

Ainda assim, Bolsonaro volta ao Brasil com a missão de ser o líder da oposição ao governo Lula. Antes de embarcar, em um avião em Orlando, Bolsonaro minimizou seu papel de liderança e disse que usará sua experiência para ajudar seu partido, o PL, na campanha nas eleições municipais do ano que vem.

Ele ainda acrescentou que a votação que perdeu em outubro é um capítulo encerrado. “Viramos uma página e agora vamos nos preparar para as eleições do ano que vem”, disse à CNN Brasil, segundo informações da Reuters.