Bolsonaro chega ao Brasil: Veja vídeos do avião e da recepção ao ex-presidente no aeroporto
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou em Brasília na manhã desta quinta-feira (30). O avião em que estava o presidente pousou no aeroporto internacional da capital federal por volta das 6h40 de hoje.
No local, Bolsonaro foi recepcionado por seus apoiadores, que receberam o ex-presidente com coros em comemoração e aplausos.
Confira os vídeos do episódio:
Bolsonaro embarca em avião para voltar ao Brasil ao lado de assessores e de ex-integrante do 'gabinete do ódio' pic.twitter.com/OYz33b3DrB
— O Globo Política (@OGloboPolitica) March 30, 2023
Mito…. muito amado, sendo esperado! #Bolsonaro #Brasilia ?? pic.twitter.com/walBcd8Fqk
— Elise Cavi (@ElisePistola) March 30, 2023
Bom dia.
A Globo nunca cobriu uma chegada do Presidente Bolsonaro em aeroportos pelo Brasil, só a Joven Pan mostrava.
Qual a intenção da Globo hoje ??
Não importa a narrativa que a Globo vai criar, Bolsonaro é amado pelo povo brasileiro. #BDSP #Bolsonaro #BomDia pic.twitter.com/X2LAS91Ps5— Gato Preto 75 (@GatoPretoo75) March 30, 2023
Jair #Bolsonaro oggi ritorna in #Brasile. pic.twitter.com/oqPepQ3cHp
— Marco Usai?? (@usaimarco87) March 30, 2023
VÍDEO | Veja o momento em que Bolsonaro é ovacionado durante desembarque no Aeroporto Internacional de Brasília.
(?: Reprodução/Redes Sociais) pic.twitter.com/xeF0Jnb9lt
— Conexão Política (@conexaopolitica) March 30, 2023
VÍDEO | Apoiadores de Jair Bolsonaro cantam o Hino Nacional enquanto aguardam o ex-presidente no Aeroporto Internacional de Brasília.
(?: Reprodução/Redes Sociais) pic.twitter.com/pqIRhW5MAI
— Conexão Política (@conexaopolitica) March 30, 2023
???#Brezilya eski başkanı #Bolsonaro, ABD’den döndükten sonra parti binasının garajında yöneticiler selamlaştı
?Federal Polis gözaltı beklentisi devam etsede Bolsonaro’nun muhalif siyasete liderlik etmesi bekleniyor
?Ancak davalar peşini bırakmayacak pic.twitter.com/ECCpE2jD65
— Hüsamettin Aslan (@HusamettinAslan) March 30, 2023
Bolsonaro no Brasil
O ex-presidente Bolsonaro chega em um contexto repleto de implicações políticas e judiciais. Entre elas, uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode torná-lo inelegível.
O capitão reformado é acusado de ter usado o encontro para atacar a integridade do processo eleitoral e propagar desinformação sobre as urnas eletrônicas. A ação foi aberta pelo PDT.
Sem foro privilegiado, Bolsonaro ainda vai enfrentar uma série de ações em diferentes instâncias da Justiça. Além do processo apurado pelo TSE, o ex-presidente terá de se esclarecer sobre o caso envolvendo as joias enviadas pelo governo da Arábia Saudita.
Também existe uma expectativa grande de que Bolsonaro será o líder da oposição ao governo. Isso porque o ex-presidente conquistou mais de 53,2 milhões de votos na eleição passada, e ajudou o seu partido a conquistar a maior bancada da Câmara dos Deputados e a segunda maior do Senado Federal.
Ainda assim, Bolsonaro volta ao Brasil com a missão de ser o líder da oposição ao governo Lula. Antes de embarcar, em um avião em Orlando, Bolsonaro minimizou seu papel de liderança e disse que usará sua experiência para ajudar seu partido, o PL, na campanha nas eleições municipais do ano que vem.
Ele ainda acrescentou que a votação que perdeu em outubro é um capítulo encerrado. “Viramos uma página e agora vamos nos preparar para as eleições do ano que vem”, disse à CNN Brasil, segundo informações da Reuters.