Bolsonaristas invadem área do Congresso; veja vídeos
Manifestantes bonsonaristas invadiram área do Congresso Nacional durante protestos antidemocráticos que questionam os resultados das eleições de 2022.
Os radicais subiram a rampa, acessando a cúpula do Congresso. Participantes estariam tentando invadir o Palácio do Planalto.
As informações são de que já entraram no Salão Verde, da Câmara dos Deputados. Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, também confirmou a invasão.
Ele está conversando com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que afirmou que está concentrando esforços do aparato policial para controlar a situação em Brasília.
A Polícia Militar tenta conter os bolsonaristas com uso de spray de pimenta e bombas de efeito moral. Vidros do prédio do Congresso foram quebrados e um carro da Polícia Legislativa caiu no espelho d’água que fica em frente ao edifício.
Em reação às bombas, manifestantes soltaram fogos de artifício.
Na noite de sábado (7), pelo menos 100 ônibus, com mais de 3 mil pessoas, chegaram a Brasília para realizar protestos contra a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Lula não está em Brasília no momento. Ele está visitando a cidade de Araraquara (SP), junto com a primeira-dama Janja, para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas na região.
08.01.2023 – Brasília – Esplanada dos Ministérios
Tomada do Congresso Nacional #SELMA pic.twitter.com/CovgpjqLXJ— Daniel Vitor (@DanVitorPH) January 8, 2023
O Congresso Nacional está agora sendo atacado por TERRORISTAS! Os criminosos antidemocratas não podem andar livremente, não há o que tolerar com os intolerantes. Esperamos a dura aplicação da lei a TODOS os envolvidos nessas ações.
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) January 8, 2023
ATENÇÃO: Há registro de terrosistas DENTRO do prédio do Congresso Nacional.
— André Janones (@AndreJanonesAdv) January 8, 2023
?VEJA: Bolsonaristas dentro do Congresso Nacional quebrando tudo o que veem pela frente. pic.twitter.com/DzRVoDSTH3
— CHOQUEI (@choquei) January 8, 2023
Ministério da Justiça e da Defesa
Ontem, o ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou o uso da Força Nacional em Brasília para evitar os protestos de bolsonaristas e atos antidemocráticos na capital.
A portaria assinada pelo ministro autoriza que a tropa seja usada na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília.
A medida tem caráter episódico e planejado, nos dias 7, 8 e 9 de janeiro.