Mercados

Bolsas europeias operam no vermelho frente ataque russo à usina nuclear ucraniana

04 mar 2022, 8:04 - atualizado em 04 mar 2022, 8:04
Europa
O índice STOXX 600, que reúne as ações das bolsas europeias mais negociadas dos mercados, caía 2,47%, com 426 pontos (Imagem: REUTERS/Flavio Lo Scalzo)

As Bolsas europeias operam no vermelho nesta sexta-feira (4), após o ataque russo à usina nuclear ucraniana, a maior do continente europeu.

Autoridades da Ucrânia disseram que a situação agora está segura, enquanto a Equipe de Resposta a Incidentes Nucleares dos EUA foi ativada.

Apesar disso, vários líderes internacionais condenaram o bombardeio. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse ao presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy que convocaria uma reunião de emergência do CSNU (Conselho de Segurança das Nações Unidas) para discutir o ataque.

Além disso, a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que as vendas varejistas nos 19 países que usam o euro subiram 0,2% em janeiro na comparação mensal, e tiveram alta de 7,8% na base anual. O crescimento foi menor do que o esperado para o período.

Por volta das 8h00, o índice STOXX 600, que reúne as ações das bolsas europeias mais negociadas dos mercados, caía 2,47%, com 426 pontos.