Bolsas europeias operam no azul com lucros corporativos e conflito geopolítico no radar
As Bolsas europeias operam em alta nesta quarta-feira (23), enquanto investidores digerem os resultados corporativos das empresas da região, além de seguir monitorando os desenvolvimentos da crise entre Rússia e Ucrânia.
A União Europeia e o Reino Unido anunciaram sanções à Rússia na véspera, e os EUA acompanharam a decisão no final do dia, depois que o presidente Joe Biden anunciou a primeira parcela de sanções contra o país.
Já os lucros do mercado vieram após anúncio da Barclays, Wolters Kluwer, Stellantis, Rio Tinto, Uniper, Danone, Henkel e Aston Martin Lagonda sobre os resultados do 4T21
O Barclays (B1CS34) superou as expectativas, pois o lucro líquido do ano inteiro quadruplicou em 2021, e as ações do credor britânico subiram 2,7% no início do pregão. Enquanto isso, a mineradora anglo-australiana Rio Tinto (RIOT34) informou que teve lucro líquido recorde em 2021, de US$ 21,09 bilhões.
Por volta das 8h00, o índice STOXX 600, que reúne as ações das bolsas europeias mais negociadas dos mercados, subia 0,73%, com 458 pontos.
Em Londres, o índice FTSE subia 0,46% com 7.533 pontos.