Bolsas europeias sentem o baque da guerra entre Rússia e Ucrânia e caem nesta terça
As bolsas de valores europeias operavam com quedas acentuadas na manhã desta terça-feira (5), à medida que a cautela toma conta dos investidores da região, por sua vez, atentos ao ambiente de novas sanções à Rússia devido à invasão à Ucrânia.
Por volta das 8h, o índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne as ações mais negociadas da Europa, operava sem direção clara desde a abertura, cedendo 0,04% com 461,99 pontos.
Ações do setor de mídia do continente ganhavam 0,9%, ao passo que os papéis de bancos europeus perdiam em torno de 1,2% nessa manhã.
No destaque individual, as ações da dinamarquesa Vestas Wind Systems, a maior companhia mundial produtora de turbinas de energia eólica, decolavam quase 10% após o Credit Suisse elevar a recomendação do papel de “venda” para “compra”.
Alemanha sem a Rússia
A Alemanha está trabalhando “todos os dias” para conseguir banir a energia russa, disse o ministro da Economia nesta segunda-feira, enquanto um importante líder regional afirmou que Berlim pode acelerar o processo ao encerrar sua oposição à energia nuclear.
Depois de anos se beneficiando de importações confiáveis de energia russa, a Alemanha está abalada por um debate sobre como desfazer um relacionamento comercial que os críticos dizem estar financiando a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Como parte de um esquema para tornar sua economia neutra em carbono até 2050, a Alemanha planeja encerrar gradualmente todas as importações de gás.
Bolsas europeias em cautela
Confira o desempenho dos principais mercados acionários da Europa a seguir:
Em Londres, o FTSE tinha ligeira queda de 0,12%, com 7,551.86 pontos.
Na Alemanha, o índice DAX caía 0,52%, com 14,443.31 pontos.
Na França, o CAC derrapava 1,62%, com 6,621.92 pontos.
Na Itália, o FTSE MIB perdia 0,82%, com 24,967.88 pontos.