Bolsas europeias abrem semana em cautela com ambiente de mais sanções à Rússia
As bolsas de valores europeias operavam entre perdas e ganhos neste início de semana. Nesta segunda-feira (4), as potências do Ocidente se preparam para mais uma rodada de sanções econômicas à Rússia após alegações de massacres de civis na Ucrânia.
Por volta das 8h, o índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne as ações mais negociadas da Europa, subia 0,39% com 460.13 pontos, flutuando ainda sem direção clara no inicio do pregão.
Entre os setores, as ações de saúde do continente saltavam 1,2%,ao passo que papéis da indústria perdiam em torno de 2% nesta manhã.
A Ucrânia encontrou 410 corpos em cidades perto de Kiev como parte de uma investigação sobre possíveis crimes de guerra cometidos pela Rússia, mas algumas testemunhas estão tão traumatizadas com a situação que não conseguem falar, disse o principal promotor do país neste domingo.
Depois que a Rússia se retirou de algumas áreas ao redor de Kiev, o prefeito de Bucha, a 37 km a noroeste da capital, disse que 300 moradores foram mortos pelas forças russas enquanto combatentes chechenos controlavam a área.
A Rússia negou as alegações de que suas tropas mataram civis em Bucha. Moscou diz que nenhum morador sofreu violência das forças russas e acusou Kiev de encenar o que apresentou como uma provocação confeccionada para a mídia ocidental.
Bolsas europeias em cautela
Confira o desempenho dos principais mercados acionários da Europa a seguir:
Em Londres, o FTSE tinha ligeira alta de 0,19%, com 7,552.05 pontos.
Na Alemanha, o índice DAX subia 0,12%, com 14,463.30 pontos.
Na França, o CAC avançava 0,39%, com 6,705.23 pontos.
Na Itália, o FTSE MIB perdia 0,07%, com 25,148.90 pontos.