Europa

Bolsas europeias abrem em alta mês de abril e com guerra na Ucrânia no radar

01 abr 2022, 8:12 - atualizado em 01 abr 2022, 8:12
Bolsas europeias
Apetite a risco predomina entre as bolsas europeias na manhã desta sexta-feira, primeiro pregão do mês de abril. Veja o desempenho dos mercados da Europa (Imagem: Reuters/Flavio Lo Scalzo)

As bolsas de valores europeias operavam com viés de alta na manhã desta sexta-feira (1), primeiro pregão do mês de abril. Negociações entre Rússia e Ucrânia sobre a guerra continuam a pautar o humor dos mercados no continente.

Por volta das 8h, o índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne as ações mais negociadas da Europa, tinha valorização de 0,55% com 458.37 pontos.

As ações de bancos europeus subiam 1,4% liderando os ganhos na região, ao passo que papéis ligados a petróleo e gás perdiam 0,5%.

No destaque individual, as ações da companhia de publicidade britânica S4 Capital decolavam 12% recuperando as perdas na sessão anterior, quando a empresa atrasou sua divulgação de resultados por razões auditáveis.

Na outra ponta, os papéis da imobiliária sueca SBB derrapavam quase 8% nesta manhã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guerra na Ucrânia

A Ucrânia e a Rússia retomaram as negociações de paz nesta sexta-feira em formato online, disse o gabinete presidencial da Ucrânia, citando o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak, mas sem fornecer mais detalhes.

Delegações dos dois países realizaram conversações na Turquia na terça-feira, após as quais Podolyak disse que se sentiu “positivo”.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse mais cedo nesta sexta-feira que Moscou estava preparando sua resposta às propostas ucranianas apresentadas nas conversações presenciais.

Bolsas europeias em alta

Confira o desempenho dos principais mercados acionários da Europa a seguir:

Em Londres, o FTSE tinha ligeira alta de 0,17%, com 7,528.77 pontos.

Na Alemanha, o índice DAX subia 0,35%, com 14,465.73 pontos.

Na França, o CAC avançava 0,5%, com 6,692.87 pontos.

Na Itália, o FTSE MIB ganhava 0,77%, com 25,212.66 pontos.