Bolsas europeias operam cautelosas em dia de reunião da Otan sobre a Ucrânia
As bolsas europeias mantêm o sentimento de cautela com os principais mercados acionários em queda nesta quinta-feira (24), dia marcado por reunião decisiva entre membros da Otan (Aliança do Atlântico Norte) sobre a invasão russa na Ucrânia.
Por volta das 8h, o índice pan-europeu STOXX 600, que reúne as ações mais negociadas do continente, perdia 0,35% a 452.37 pontos.
Os papéis da Europa de saneamento e utilidades, por sua vez, saltavam 1,1%, enquanto que ações de varejo da região cediam 0,5% nesta manhã.
O tom da reunião com membros da Otan convocada em Bruxelas, capital da Bélgica e sede da União Europeia, sobre a guerra na Ucrânia que já dura quase um mês deve mexer com os rumos dos mercados europeus hoje.
O presidente dos Estados Unidos Joe Biden estará presente na reunião da Otan durante sua viagem à Europa. É esperado que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky participe do encontro virtualmente.
Aos parlamentares suecos, o líder ucraniano disse nessa quinta-feira que a Ucrânia merece ser membro pleno do bloco europeu.
“Não estamos lutando apenas pelo povo da Ucrânia, mas pela segurança da Europa e temos demonstrado que merecemos ser um membro de pleno direito da UE”, disse Zelenskiy em um discurso ao Parlamento da Suécia.
Bolsas europeias
Por volta das 8h, a bolsa em Londres registrava ligeira alta de 0,01%, com 7,461.01 pontos.
Na Alemanha, o índice DAX recuava 0,64%, com 14,192.39 pontos.
Na França, o CAC perdia 0,16%, com 6,569.63 pontos.
Na Itália, o FTSE MIB avançava 0,09%, com 24,320.84 pontos.