Bolsas europeias fecham em alta nesta sexta-feira (21); ação de luxo dispara 6%
As bolsas europeias fecharam em alta nesta sexta-feira (21), com fortes ganhos trimestrais impulsionando as ações da SAP e da EssilorLuxottica, compensando a queda nas mineradoras.
O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,4%, registrando sua quinta semana consecutiva de ganhos.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
A fabricante de software empresarial SAP saltou 5,2% para seu nível mais alto em mais de um ano depois de reportar receita do primeiro trimestre acima das expectativas dos analistas e dizer que planeja usar inteligência artificial generativa em seus produtos.
As ações europeias de tecnologia subiram 0,9%, enquanto as ações de saúde subiram 1,7%, ambas liderando os ganhos setoriais.
A EssilorLuxottica saltou 6,3%, entre os principais impulsos para o índice EURO STOXX de primeira linha, depois que a fabricante de óculos de luxo informou um aumento na receita do primeiro trimestre em uma recuperação do crescimento liderado pela China.
As mineradoras caíram 3,8%, seguindo os preços do cobre mais baixos em uma perspectiva de demanda fraca. O índice atingiu a mínima de quase um mês.
A notícia de que o Chile planeja nacionalizar sua vasta indústria de lítio, o segundo maior produtor mundial do metal essencial para baterias de veículos elétricos, também prejudicou as mineradoras.
“A corrida para o fornecimento de lítio será incrivelmente difícil”, disse Danni Hewson, chefe de análise financeira da AJ Bell.
As ações da Rio Tinto (RIOT34) caíram 5,8% depois que o JPMorgan cortou o preço-alvo das ações.
Desempenho das bolsas europeias
Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,15%, a 7.914,13 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,54%, a 15.881,66 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,51%, a 7.577,00 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,43%, a 27.745,81 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,37%, a 9.415,60 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 subiu 0,65%, a 6.200,17 pontos