Bolsas Europeias: Ações caem e índice da Alemanha recua ante pico recorde
As ações europeias caíram nesta segunda-feira, enquanto investidores aguardam mais medidas de estímulo da China para reanimar a demanda e esperam o pronunciamento do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, nesta semana, em busca de mais pistas sobre a trajetória de juros do banco central norte-americano.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 1,02%, a 462,04 pontos, enquanto o índice DAX também recuou, depois que, na sessão anterior, o índice alemão subiu e fechou em nível recorde.
As negociações foram fracas nesta segunda-feira, com os mercados dos Estados Unidos fechados devido a um feriado.
- Os analistas da Empiricus Research estão de olho em uma empresa que pode te dar dinheiro enquanto salva a sua casa, e o ticker dela foi revelado no Giro do Mercado de hoje (19). Para saber qual é, é só clicar aqui. Aproveite para se inscrever no nosso canal e acompanhe a live de segunda a sexta-feira ao meio-dia.
O foco permanece na geopolítica depois que a China e os EUA concordaram em estabilizar sua intensa rivalidade para não entrar em conflito, mas não conseguiram produzir nenhum grande avanço, enquanto o gabinete da China se reuniu na sexta-feira para discutir medidas para estimular o crescimento da economia, informou a mídia estatal.
A China também deve cortar os principais índices de referência de empréstimos na terça-feira, na primeira flexibilização em 10 meses, mostrou uma pesquisa da Reuters, conforme as autoridades buscam sustentar uma recuperação lenta na economia chinesa.
“Faltou uma reação mais eufórica nos mercados relacionados à China às mais recentes medidas de flexibilização”, escreveram estrategistas da Jefferies em nota a clientes.
“Dada essa resposta do mercado e os dados relativamente decepcionantes, a questão é se um estímulo mais agressivo está chegando.”
A gigante de luxo exposta à China LVMH, que é a empresa mais valiosa da Europa, caiu 1,8%, enquanto o índice de recursos básicos perdeu 2,2% em meio a preocupações com a demanda do maior país consumidor de metais do mundo.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,71%, a 7.588,48 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,96%, a 16.201,20 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,01%, a 7.314,05 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,39%, a 27.754,18 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,66%, a 9.431,90 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,51%, a 6.045,10 pontos.