Futuros em NY caem 2% após novas sanções à Rússia
Os futuros de ações dos Estados Unidos caíam no pregão noturno deste domingo (27), com os investidores preocupados com os desdobramentos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia sobre a economia
Os futuros do S&P 500 registravam perdas 2,3% e os futuros do Nasdaq 100 perdiam 2,7% por volta das 20h10 (horário de Brasília).
Na semana passada, os mercados globais passaram por grande volatilidade por conta das tensões geopolíticas, após Rússia invadir a Ucrânia – ofensiva que continuou no final de semana.
Veículos militares russos entraram na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, com relatos de combates e moradores sendo avisados para ficarem em abrigos.
O presidente russo, Vladimir Putin, colocou equipe de armas nucleares em alerta máximo no domingo, em meio a uma crescente reação global contra a invasão.
O Ministério da Defesa da Ucrânia disse que representantes da Ucrânia e da Rússia concordaram em se reunir na fronteira Ucrânia-Bielorrússia “sem pré-condições”.
O futuro do petróleo WTI dos EUA subia mais de 4%, para cerca de US$ 95,60. O contrato futuro de petróleo Brent de abril também avançava 4%, para perto de US$ 102 por barril.
Na semana passada, o presidente dos EUA Joe Biden reagiu ao ataque anunciando várias rodadas de sanções aos bancos russos, à dívida soberana do país,a Putin e ao ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov.
Os EUA, aliados europeus e Canadá concordaram no sábado em remover os principais bancos russos do sistema de mensagens interbancárias, Swift.