Bolsas de NY abrem em queda, com falas de Powell e BCE no foco
Os índices acionários de Nova York abriram em queda nesta quinta-feira (8), com investidores repercutindo episódios evolvendo os bancos centrais. Além da decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), teve também falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.
Por volta das 10h45, o Dow Jones caia 0,39%, o S&P 500 perdia 0,42% e o Nasdaq apresentava queda de 0,51%.
Em conferência, Powell fez comentários acerca do papel do Fed no combate à inflação e as consequências do aumento da taxa de juros para a economia. Segundo Powell, o Fed precisa manter um caminho firme, alheio a considerações políticas, no controle dos preços.
Além disso, o Fed não pode ser prematuro em relaxar o ciclo de aperto monetário, dando indicativos de que o patamar final da taxa de juros deverá permanecer elevado por mais tempo.
O conteúdo da fala de Powell trouxe mais estresse aos mercados, que agora dão praticamente como certo um novo aumento de 0,75 ponto percentual (pp) na reunião de setembro.
Paralelamente, decisão do BCE de aumentar a taxa de juros em 0,75 p.p também assusta Wall Street. Trata-se do maior aumento registrado desde os dias iniciais da moeda comum europeia.
A inflação na zona do euro alcançou 8,9% na última medida.
Pedidos de auxílio-desemprego caem pelo menor nível em três meses
Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 6 mil, para 222 mil em dado ajustado sazonalmente na semana encerrada em 3 de setembro, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira.
É a menor marca desde junho e mostra resiliência do mercado de trabalho ante ao momento de desaceleração econômica e aumento de juros pelo Fed.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!