Bolsas da Europa avançam com previsões otimistas; Nvidia impulsiona ações de fabricantes de chips
As bolsas de valores da Europa fecharam em leve alta nesta quinta-feira, após duas sessões consecutivas de quedas, apoiadas por ações do setor financeiro e projeções otimistas de empresas.
A perspectiva divulgada pela norte-americana Nvidia também ajudou a provocar uma recuperação em papéis atrelados à indústria de semicondutores.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,1%.
O grupo segurador francês AXA subiu 3,2% depois de elevar previsão de desempenho em 2023 e anunciar um programa de recompra de ações.
Os bancos tiveram valorização de 0,9%, enquanto as seguradoras avançaram 0,3%.
Também ajudando na confiança dos investidores, dados mostraram que a inflação da zona do euro foi apenas um pouco mais alta do que a estimativa anterior de janeiro, uma confirmação de que o crescimento dos preços já ultrapassou seu pico.
Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
O setor de tecnologia, que é mais sensível aos juros, subiu 0,4%, apoiado por um salto nas ações de empresas vinculadas a microprocessadores.
A norte-americana Nvidia previu receita do primeiro trimestre acima das estimativas de Wall Street na quarta-feira, com destaque para um forte impulso do uso de seus chips em serviços de inteligência artificial, como chatbots.
As ações de montadoras de veículos avançaram 1%. A Stellantis fechou em alta de 3,6%.
O setor de mídia teve ganho de 0,3%, impulsionado por um avanço de 3,4% nas ações do grupo publicitário britânico WPP, que previu crescimento orgânico de 3% a 5% para o ano, acima do esperado pelo mercado.
Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,29%, a 7.907,72 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,49%, a 15.475,69 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 teve alta de 0,25%, a 7.317,43 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,65%, a 27.277,62 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,64%, a 9.231,60 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 0,87%, a 5.981,37 pontos.