Ásia

Bolsas asiáticas têm dia de recuperação, lideradas pelo salto de 9% em Hong Kong

16 mar 2022, 7:35 - atualizado em 16 mar 2022, 7:42
Ações da gigante chinesa Alibaba decolaram mais de 25%, abatendo tombos nesta semana (Imagem: Reuters/Andrew Kelly)

As ações negociadas na bolsas asiáticas experimentaram intensa alta nesta quarta-feira (16), marcada pelo movimento de correção de preços após fortes quedas registradas ao longo da semana.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em alta de 9,08% a 20,087.50 pontos, seu melhor dia desde 30 de outubro de 2008, quando acumulou alta de 12,82%.

Na véspera, o mercado acionário no território chinês caiu quase 6%, acompanhando o movimento de queda dos preços do petróleo no mercado internacional. Entre as baixas mais expressivas estava o setor de tecnologia chinês.

Outro pano de fundo que ajuda entender a volatilidade dos mercados na China é o fato da nação estar passando por uma nova onda de casos e mortes de coronavírus.

Em Hong Kong, a situação é particularmente difícil, com o número de mortes nos últimos dias atingindo a marca de 35,76 por milhão de habitantes — o maior número desde 2020, início da pandemia.

Isso, de acordo com a base de dados Our World in Data, coloca a região administrativa especial chinesa na posição de local com o maior número de mortes.

Euforia tech chinesa

Se ontem os papéis de tecnologia da China sofreram forte pressão vendedora, caso da gigante Alibaba (BABA34), hoje foi dia de ajuste de preços.

Os papéis chineses listados em Hong Kong viram grandes ganhos no pregão, com a própria Alibaba subindo 27,3% e a Tencent (dona do aplicativo de mensagens WeChat) disparando 23,4%.

Na China continental, o principal índice acionário em Xangai saltou 3,48% a 3,170.71 pontos, enquanto que o par em Shenzhen avançou 4,09% a 12,000.96 pontos.

Parte do otimismo dos investidores com os mercados da China se dá após a mídia estatal sinalizar que haverá suporte de Pequim às bolsas de valores, reduzindo os ruídos entre os reguladores chineses e as ações do país listadas nos Estados Unidos.

Outras bolsas asiáticas

O sentimento de apetite a risco se espalhou por outros mercados asiáticos:

No Japão, o Nikkei encerrou em alta de 1,64%, com 25,762.01 pontos.

Na Coreia do Sul, o Kospi recuou 1,44%, com 2,659.23 pontos.

Na Austrália, o ASX 200 subiu 1,1% com 7,175.20 pontos.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar