Bolsas asiáticas abrem semana com viés misto enquanto petróleo dispara 4%
As bolsas de valores na Ásia fecharam esta segunda-feira (21) com sentimento misto. O principal índice acionário em Hong Kong caiu quase 1%, enquanto que os preços do petróleo chegaram a saltar mais de 4%.
O Hang Seng oscilou acima de 1% durante o pregão , mas perdeu força e encerrou em baixa de 0,89% a 21,221.34 pontos.
O índice na semana passada fechou em alta de mais de 4%, seguindo a intensa volatilidade dos mercados globais.
Além das questões relacionadas à economia, o território chinês tem algumas das regras contra Covid-19 mais rigorosas do mundo, com a proibição de voos vindos de nove países, incluindo Austrália e Reino Unido, e quarentena em hotel de até duas semanas para aqueles que chegam.
Na China continental, os índices em Xangai e Shenzhen fecharam em ligeiras altas de 0,08% e 0,41%, respectivamente, neste início de semana.
O People’s Bank of China, órgão equivalente ao banco central, manteve inalterada a taxa de juros do país em linha com o esperado pelo mercado, de acordo com estimativas da Reuters.
Investidores acompanham de perto as sinalizações de política monetária da China, após Pequim ter verbalizado apoio ao mercado acionário do país.
Disparada do petróleo
Os preços do petróleo intensificaram o movimento de alta durante o horário da tarde do pregão da Ásia.
O tipo Brent, referência interacional e usado pela Petrobras (PETR4), avançava 4% com o barril cotado a US$ 112,25. O WTI subia 4,1%, com cada barril vendido a US$ 108,99.
A volatilidade do petróleo se escalou desde o início da invasão russa à Ucrânia, fazendo com que os preços da commodity rapidamente batessem patamares que não eram vistos há pelo menos 13 anos.
Outras bolsas asiáticas
A semana começou com sentimento misto entre os mercados asiáticos, confira:
No Japão, o Nikkei encerrou em alta de 0,65%, com 26,827.43 pontos.
Na Coreia do Sul, o Kospi recuou 0,77%, com 2,686.05 pontos.
Na Austrália, o ASX 200 teve ligeira queda de 0,22% com 7,278.50 pontos.