PIB da China no primeiro trimestre balança bolsas asiáticas nesta segunda
As principais bolsas de valores asiáticas abriram a semana sem um viés claro, encerrando o pregão nesta segunda-feira (18) entre perdas e ganhos.
O grande price maker (fazedor de preço) no dia foi a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) da China no primeiro trimestre de 2022.
O indicador veio acima do esperado pelo mercado, apesar de algumas regiões no país asiático enfrentarem lockdowns, com milhões de pessoas trancafiadas em suas casas para conter a disseminação da Covid-19.
Na China continental, o Shanghai Composite (índice listado em Xangai) caiu 0,49% para 3,195.52
pontos, enquanto que o CSI 300 (operado em Shenzhen) avançou 0,36% ao redor de 11,691.47
pontos.
PIB da China X Covid
A China registrou crescimento de sua economia acima do esperado nos três primeiro meses do ano, conforme dados oficiais divulgados.
O PIB saltou 4,8% no período ante 4,4% na expectativa dos economistas na comparação anual.
Em contrapartida, as vendas no varejo chinês derraparam 3,5% em março, mais do que o previsto pelo mercado, ao passo que o país volta a lidar com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Grandes metrópoles chinesas, como Xangai (o centro financeiro do país), tem sido as mais afetadas pelo novo surto de coronavírus.
Bolsas asiáticas hoje (18/04/2022)
Confira o desempenho dos principais mercados acionários da região:
No Japão, o Nikkei despencou 1,08%, com 26,799.71 pontos.
Na Coreia do Sul, o Kospi teve ligeira alta de 0,01%, com 2,716.71 pontos.
Os mercados acionários em Hong Kong e na Austrália estavam fechados por conta de feriados locais.
Imposto de Renda: Como declarar investimento em renda variável?
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!