Bolsa mantém queda intensa, após reabertura do pregão
![Ibovespa Mercados queda](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2020/03/mercados-ibovespa-56.jpg)
A interrupção das negociações por 30 minutos, na manhã desta segunda-feira (16), não foi suficiente para acalmar o mercado. Na reabertura dos negócios, o Ibovespa continuou operando sob forte queda.
Por volta das 11h09, o índice recuava 11,67% – próximo dos 12,53% que acionaram o circuit breaker entre as 10h24 e 10h54, e marcava 73.025 pontos. Este foi o quinto acionamento em uma semana.
Segundo as primeiras informações, o mercado não gostou do corte da taxa de juros americana, promovida pelo Federal Reserve (o banco central dos EUA) neste fim de semana. O Fed zerou a taxa de juros, a fim de estimular a economia, diante do avanço do coronavírus.
A medida, contudo, foi interpretada como um sinal de que a autoridade monetária americana está queimando seus últimos cartuchos para manter a economia viva. No Brasil, cresce a pressão para um corte intenso de juros pelo Copom – e, de preferência, ainda hoje.
A XP Investimentos e o UBS estão entre as instituições que recomendam que o Banco Central brasileiro não espere a reunião de terça e quarta (dias 17 e 18) para anunciar o corte.