Bolsa está barata, mas pode entrar em liquidação
Por mais que agentes do mercado sejam unânimes em dizer que a Bolsa está “barata”, com ações abaixo de preços históricos, uma queda maior do Ibovespa não é descartada.
Isso porque ainda há muita incerteza sobre a a alta de juros nos Estados Unidos, um dos principais direcionadores dos mercados globais.
Um aperto monetário mais forte do que o esperado no país, segundo economistas, levaria a uma recessão mais profunda, o que puxaria para baixo a demanda por determinados produtos.
“Se a recessão chegar, vai impactar principalmente a questão das commodities”, comenta o sócio da gestora de patrimônio Portogallo Investimentos, Mario Melilli, citando alimentos e minério de ferro.
Em um momento de Selic a 13,75%, o gestor mantém aposta na renda fixa e destaca que há no mercado LCIs pagando 120% do CDI. “Com essas condições, por que eu tomaria risco em ativo volátil como a Bolsa?”.
Com a proximidade do processo eleitoral, o nível de volatilidade aumentou e analistas começaram a falar em um rali de fim de ano após o segundo turno do pleito.
Os mercados globais, no entanto, têm servido como fator negativo desde domingo, embora hoje subissem com rumores da saída da China da estratégia Covid-zero a partir de 2023.
“Por mais que a Bolsa esteja barata, ela pode entrar em liquidação”, afirma o sócio da Portogallo.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!