Tempo Real

Tempo Real: Ibovespa fecha em baixa de 0,6%

04 mar 2022, 7:43 - atualizado em 04 mar 2022, 19:08

Boa tarde!

Confira os principais temas do mercado para hoje em tempo real.

Veja os destaques:

Encerramento

O Money Times encerra a cobertura em tempo real desta sexta-feira (4).

Wall Street fecha em queda com temores sobre Ucrânia ofuscando dados sólidos de emprego

Wall Street encerrou em baixa nesta sexta-feira, com a guerra na Ucrânia ofuscando uma aceleração no crescimento do emprego nos Estados Unidos no mês passado que apontou para o fortalecimento da economia.

Leia Mais

Preços do petróleo avançam 7% com conflito da Ucrânia compensando esperanças de oferta do Irã

O petróleo saltou 7% nesta sexta-feira em uma sessão volátil, à medida que a interrupção das exportações russas a partir de sanções ocidentais superou as esperanças de mais oferta iraniana se Washington chegar a um acordo nuclear com Teerã.

Leia Mais

Ibovespa: Veja as ações mais negociadas do dia
Empresa Ticker Variação
Vale VALE3 +2.28%
Petrobras PETR4 −0.03%
Bradesco BBDC4 −2.88%
Itaú ITUB4 −1.52%
PetroRio PRIO3 −0.91%
Ibovespa: Veja as maiores quedas da semana
Empresa Ticker Variação
Gol GOLL4 -14,00%
Azul AZUL4 -13,68%
CVC CVCB3 -11,87%
JHSF JHSF3 -8,50%
Ambev ABEV3 -8,36%
Ibovespa: Veja as maiores altas da semana
Empresa Ticker Variação
CSN CSNA3 15,46%
Gerdau GGBR4 14,96%
Bradespar BRAP4 14,31%
3R Petroleum RRRP3 13,99%
Gerdau Metalúrgica GOAU4 13,64%
Bolsonaro prejudica atuação da diplomacia brasileira na Ucrânia, dizem especialistas

Desde que o presidente Vladimir Putin deu início à invasão do país vizinho na madrugada do dia 25 de fevereiro, milhares de civis já foram mortos.

Leia Mais

Quer lucrar com commodities? Hora de apostar nas small caps. Veja o que comprar em março

O mundo se vê novamente em guerra. A invasão da Ucrânia pela Rússia colocou uma série de incertezas em relação às economias mundiais. A disparada das commodities, como petróleo e alimentos, já se faz sentir nos bolsos dos brasileiros.

Leia Mais

Ibovespa fecha em baixa de 0,8% (dados preliminares)

Ibovespa (IBOV) encerrou a sessão desta sexta-feira em forte de queda de 0,8% em meio às tensões entre Rússia e Ucrânia.

O Ibovespa Futuro fechou em queda de 0,77%, a 115.486 pontos.

Leia Mais

Fundos imobiliários: Ourinvest Logística (OULG11) pode aumentar receita em 74%; entenda

O fundo imobiliário (FII) Ourinvest Logística (OULG11) pode aumentar em 74% sua receita proveniente de aluguéis a partir de setembro — equivalente a R$ 0,45 por cota.

Leia mais

Brasil registra 69.769 novos casos e mais 677 mortes por Covid-19

O Brasil registrou nesta sexta-feira 69.769 novos casos de coronavírus e mais 677 mortes por Covid-19, informou o Ministério da Saúde.

Leia mais

Indústria de fertilizantes no Brasil vê impulso com preços e plano do governo

A promessa do governo brasileiro de lançar ainda neste mês um aguardado Plano Nacional de Fertilizantes renovou esperanças do setor, que vê possibilidade de aumento de produção local, cujo desenvolvimento tem sido afetado por ambiente pouco atrativo para investimentos apesar da forte demanda nacional por adubos, segundo associações ouvidas pela Reuters.

Leia mais

Petrobras (PETR4) mantém negociação com russa Acron apesar de guerra

As negociações da Petrobras (PETR4) com a russa Acron para a venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 não sofreram alterações ou cancelamentos, apesar da invasão da Rússia à Ucrânia, disseram à Reuters duas fontes brasileiras próximas da transação.

Leia mais

EUA analisam se Rússia cometeu crimes de guerra, diz Casa Branca

Os Estados Unidos estão avaliando se a Rússia cometeu crimes de guerra, mas ainda não chegaram a nenhuma conclusão, disse a Casa Branca nesta sexta-feira, acrescentando que o ataque russo a uma usina nuclear na Ucrânia foi o “cúmulo da irresponsabilidade”.

Leia mais

Moeda russa desaba mais de 20% na semana por causa de sanções

O rublo encerrou a semana em queda superior a 20% em relação ao dólar e ao euro nas negociações em Moscou nesta sexta-feira, com a economia russa sob pressão das sanções que visam isolar a Rússia em resposta à invasão da Ucrânia.

Leia mais

Rússia toma usina nuclear na Ucrânia e suas forças cercam cidades

Forças russas na Ucrânia tomaram a maior usina nuclear da Europa nesta sexta-feira, em um ataque que alarmou o restante do mundo e que os EUA afirmam ter representado o risco de uma catástrofe, embora autoridades tenham dito posteriormente que a instalação agora está segura.

Leia mais

Dólar Ptax fecha em alta de 0,55%, com Ucrânia e dados sobre emprego dos EUA à vista

O dólar (USDBLR) Ptax fechou esta sexta-feira em alta de 0,55% segundo dados do Banco Central.

Leia mais

Putin sanciona lei que prevê até 15 anos de prisão por “informações falsas”

O presidente da RússiaVladimir Putin, sancionou nesta sexta-feira uma lei que impõe uma pena de prisão de até 15 anos para pessoas que intencionalmente espalharem informações “falsas” sobre as Forças Armadas da Rússia, informou a agência de notícias Tass.

Leia mais.

Consumidores de pão devem absorver custo do trigo mais alto por guerra

A invasão russa da Ucrânia, uma importante região produtora de cereais do mundo, elevou os preços do trigo a máximas de 14 anos, forçando os consumidores de pão a arcar com os custos.

Leia mais.

Brasil pode estar a caminho de novo ciclo econômico de alta, diz ex-BC Tony Volpon, que vê chance de dólar abaixo de R$ 5

Brasil pode estar no caminho de um novo ciclo econômico ascendente, favorecido por uma combinação de números fiscais melhores, possível novo superciclo de commodities, reformas econômicas já realizadas e um futuro corte de juros, avaliou o ex-diretor do Banco Central Tony Volpon, que se diz otimista com o país apesar das incertezas globais.

Leia mais.

Suzano (SUZB3) segue invicta como ação ESG mais indicada para março; veja o ranking

Suzano (SUZB3) segue ocupando o título de “ação responsável” mais indicada pelos bancos e corretoras para o mês de março.

Leia mais.

Vivo (VIVT3), Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4)… Os melhores dividendos para março, segundo 20 corretoras

Para março, o pódio das melhores ações pagadoras de dividendos é ocupado por Vivo (VIVT3), Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4), consecutivamente.

Leia mais.

Rússia bloqueia Facebook (FBOK34) e acusa rede social de restringir acesso à mídia local

Rússia bloqueou o Facebook (FB), disse o órgão regulador de comunicações do país nesta sexta-feira, em resposta ao que classificou como restrições ao acesso à mídia russa na plataforma.

Leia mais.

Os BDRs favoritos para março: Veja qual empresa desbancou o Google (GOGL34)

As gigantes norte-americanas de tecnologia continuam no topo da lista de BDRs (Brazilian Depositary Receipts, certificados emitidos no Brasil que possuem como lastro ações emitidas no exterior) mais recomendados pelas 12 corretoras consultadas pelo Money Times.

Leia mais.

Small caps podem ser a próxima alta da bolsa brasileira; vejas ações com potencial

Ações com menor capitalização de mercado, as small caps podem ser as próximas a subir, segundo analistas ouvidos pelo Money Times. A questão é como e quando o impulso para os papéis virá.

Leia mais.

Vale (VALE3): Entenda por que 21 de 27 analistas indicam a ação para março

Vale (VALE3) segue invicta como a ação favorita dos analistas. Para este mês de março, a mineradora conseguiu entrar na maioria das carteiras recomendadas. De um total de 27 portfólios, o papel foi citado em 21 relatórios diferentes.

Leia mais.

Subsídio faz país dobrar capacidade de energia no papel, mas salto real é impossível

A corrida entre empreendedores para garantir subsídios a novos projetos de geração renovável de energia permitiria que o Brasil dobrasse a capacidade instalada nos próximos anos, mas mesmo o forte interesse no mercado não será capaz de acomodar todos os empreendimentos, em meio a questões como baixo crescimento do consumo e gargalos de infraestrutura.

Leia mais.

Produção de milho da Argentina deve ficar abaixo de 48 mi t em meio à seca, diz bolsa

A produção argentina de milho para a safra 2021/22 deve ficar abaixo da projeção de 48 milhões de toneladas, devido à queda na produtividade das lavouras causada por uma forte seca, informou a Bolsa de Comércio de Rosário nesta sexta-feira.

Leia mais.

Datagro aponta possível viés de baixa para nova safra de cana do centro-sul

A moagem da nova safra de cana-de-açúcar (2022/23) do centro-sul do Brasil está estimada em 562 milhões de toneladas, em “recuperação” após uma produção de 525 milhões de toneladas no ciclo anterior afetado por geadas e seca, disse nesta sexta-feira o presidente da consultoria Datagro, Plinio Nastari.

Leia mais.

Cidade ucraniana sitiada de Mariupol está ficando sem comida, diz prefeito

A cidade ucraniana de Mariupol não tem água, aquecimento ou eletricidade e está ficando sem comida depois de ter sido atacada por forças russas nos últimos cinco dias, disse seu prefeito nesta sexta-feira.

Leia mais.

Terra troca dois fundos imobiliários em carteira recomendada de março

Apesar da alta na última sessão de fevereiro, de 1,16%, o mercado de fundos imobiliários (FIIs) encerrou o último mês em queda acumulada de 1,29%, segundo o principal índice do setor, o IFIX.

Leia mais.

Gigante agrícola, Ucrânia nem sequer consegue semear plantações

A guerra está alcançando as vastas plantações da Ucrânia, criando risco real de que o maior produtor mundial de girassol tenha dificuldades para semear essa cultura este ano e de colher outras culturas já plantadas.

Atingindo fazendas, usinas e portos, a invasão pela Rússia está paralisando a agricultura ucraniana, que produz dezenas de milhões de toneladas de grãos e oleaginosas e vende para o mundo inteiro. A agricultura é tão arraigada na identidade nacional que a bandeira da Ucrânia é uma representação do céu azul sobre plantações amarelas. Leia mais.

Usuários do Nubank (NUBR33) reclamam de instabilidade no aplicativo do banco
Petróleo fecha a semana em alta

O petróleo do tipo Brent avançava 4,13%, cotado a US$ 115,02, no fechamento.

Já a commodity do tipo WTI subia 4,56%, a US$ 112,58, segundo dados preliminares.

Petrobras (PETR4): Falta de reajuste está inviabilizando importação de gasolina, diz Abicom

A falta de resposta da Petrobras (PETR3;PETR4) ao aumento dos preços do petróleo está inviabilizando economicamente a importação de gasolina e diesel para o Brasil, disse a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis, Abicom.

A gigante estatal do petróleo mantém os preços dos combustíveis estáveis desde janeiro, e a diferença entre os preços nas refinarias e os internacionais aumentou para 27% no caso do diesel e para 22% no da gasolina, segundo a Abicom. Leia mais.

Antonov AN-225: Maior avião do mundo foi bombardeado na Ucrânia; veja vídeo

Uma emissora de televisão da Rússia divulgou nesta sexta-feira (4) um vídeo mostrando o bombardeio do maior avião do mundo, o Antonov AN-225, destruído no último domingo (27), por forças ucranianas.

O avião tinha 84 metros de comprimentos e 18,2 metros de altura, com uma capacidade de velocidade de cruzeiro de 800 quilômetros por hora e capacidade de carga de 250 toneladas. Leia mais.

Preços de alimentos batem recorde em fevereiro, diz agência da ONU

Os preços mundiais de alimentos atingiram um recorde em fevereiro, saltando 24,1% em relação ao ano anterior, liderados por um aumento nos óleos vegetais e laticínios, disse a agência de alimentos da ONU nesta sexta-feira.

O índice de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), que acompanha as commodities alimentares mais comercializadas globalmente, teve média de 140,7 pontos no mês passado, contra 135,4 pontos revisados para baixo em janeiro. Esse número foi dado anteriormente como 135,7. Leia mais.

Nordeste da Ucrânia tem serviços de telecomunicação interrompidos

A cidade de Sumy Oblast, no nordeste da Ucrânia, teve suas telecomunicações interrompidas desde a última quinta-feira (03), às 20h23 (horário local).

Além da falha de comunicação, grandes quedas de energia foram relatadas na região. Leia mais.

Guerra na Ucrânia terá consequências duradouras para a Rússia, diz chefe do Banco Mundial

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, afirmou nesta sexta-feira que acionistas do banco estão “horrorizados” com a guerra da Rússia na Ucrânia e previu que isso teria consequências duradouras para a posição de Moscou no mundo após o fim do conflito.

Malpass disse à Fox Business Network que a reação da China à guerra e às sanções ocidentais teriam influência para determinar como as futuras relações comerciais russas se desenvolveriam.

UE considera restringir direitos da Rússia no FMI por invasão

Autoridades da União Europeia estão avaliando restringir a influência russa e o acesso do país a financiamento no Fundo Monetário Internacional após a invasão da Ucrânia, disseram seis autoridades à Reuters. Leia mais.

PIB do agro 2022: setores que caíram em 2021 compensarão as 16 milhões/t a menos de soja?

Justamente os grupos que puxaram a queda da participação do agronegócio no PIB de 2021 estão incumbidos de ativar o setor em 2022. Com o enorme desafio, a mais, de compensar a perda que a soja jogará nas contas, depois da vertiginosa perda da safra que está em andamento. Leia mais.

Rússia está lançando bombas de fragmentação na Ucrânia, diz Otan

Rússia está usando bombas de fragmentação na Ucrânia, disse nesta sexta-feira o secretário-geral da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg.

“Temos visto o uso de bombas de fragmentação e temos visto relatos de uso de outros tipos de armas que violam o direito internacional”, disse ele a jornalistas em Bruxelas. Leia mais.

Bolsas europeias fecham em fortes baixas com piora na Ucrânia; Stoxx 600 perde 3,20%

As bolsas europeias fecharam esta sexta-feira (4) em baixa, com agentes de mercado atentos aos avanços da invasão russa à Ucrânia.

As maiores preocupações se concentram no ataque russo a uma usina nuclear ucraniana, a maior do continente europeu.

Dados preliminares indicam que o índice pan-europeu STOXX 600 recuou 3,20%, a 423,52 pontos. Leia mais.

PagBank sugere 3 ações com rendimentos acima de 16% e dois FIIs

PagBank realizou duas alterações em sua carteira de dividendos para o mês de março. Com isso, o banco trocou os papéis da Itaúsa (ITSA4) pela Petrobras (PETR3;PETR4). Leia mais.

Ucrânia pede a EUA e UE que congelem todos ativos bancários russos

O governador do banco central da Ucrânia, Kyrylo Shevchenko, apelou aos Estados Unidos e à União Europeia nesta sexta-feira para congelarem os ativos de todos os bancos russos dentro de sua jurisdição e suspender o acesso russo aos seus mercados e bancos. Leia mais.

Ibovespa aprofunda queda e recua 1,46%, aos 113,4 mil pontos, com Ucrânia no radar
Vale (VALE3) segue como destaque da carteira do Inter Research

Inter Research fez duas trocas na sua carteira recomendada de ações para março.

A instituição diz apostar em uma estratégia mais diversificada, sobretudo em um cenário de incertezas para o mês, que já começou com maior volatilidade por conta da invasão da Ucrânia pela Rússia. Leia mais.

Confira as melhores ações para investir em março, segundo NuInvest

NuInvest manteve os 10 papéis selecionados em fevereiro em sua recomendação de março. A carteira montada pela corretora inclui 7 ações de empresas e 3 ETFs listados na B3, a Bolsa brasileira.

O destaque da seleção é o ETF do Ibovespa, o Ishare Bova (BOVA11), que tem um peso de 55% na carteira. Leia mais.

Airbnb interrompe operações na Rússia e Belarus

A empresa de aluguel de imóveis para temporada Airbnb tornou-se na quinta-feira a mais recente marca global a interromper as operações na Rússia, à medida que as sanções de países do Ocidente se acumulam contra Moscou após a invasão da Ucrânia.

Leia mais

Ibovespa cai com guerra na Ucrânia, apesar de dados econômicos positivos

O principal índice da bolsa brasileira recuava nesta sexta-feira, diante de humor negativo no cenário externo, após uma ofensiva russa contra a maior usina nuclear da Europa, localizada na Ucrânia, levar a um incêndio em um centro de treinamento na unidade, posteriormente controlado.

Às 11h59, o Ibovespa recuava 1,04%, a 113.972,30 pontos. O volume financeiro era de 8 bilhões de reais. Leia mais.

Petróleo engata mais uma forte valorização; Brent atinge US$ 115 o barril

Os preços do petróleo sobem forte nesta sexta-feira (4), puxados mais uma vez pela crise na Ucrânia.

Os mercados estão preocupados com o desequilíbrio na cadeia global à medida que a Rússia avança em território ucraniano.

Por volta das 12h30, os contratos futuros do petróleo do tipo Brent, com vencimento em maio, operavam em alta de 4,37%, cotado a US$ 115,62 o barril.

Os contratos futuros do petróleo WTI, com vencimento em abril, subiam 5,31%, com o barril valendo US$ 113,39.

Queremos Ucrânia dentro da UE “o mais rápido possível”, diz comissário europeu

União Européia quer que a Ucrânia se torne um Estado-membro do bloco “o mais rápido possível”, disse o comissário Maros Sefcovic aos jornalistas nesta sexta-feira após uma reunião de ministros.

Leia mais

EUA estão fazendo o possível para impedir que Rússia se beneficie de ativos do FMI

Os Estados Unidos estão fazendo todo o possível para impedir que a Rússia se beneficie de seus ativos de reserva do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse uma autoridade do Tesouro norte-americano nesta sexta-feira, dizendo que Moscou enfrenta obstáculos grandes, se não intransponíveis, para fazê-lo.

Leia mais

Wall Street recua com temores sobre Ucrânia

Os principais índices de Wall Street abriram em baixa nesta sexta-feira, com preocupações sobre a intensificação do conflito na Ucrânia ofuscando dados que mostraram uma aceleração na criação de empregos nos Estados Unidos no mês passado.

Dow Jones (DJI) caía 0,41%, a 33.655,43 pontos, logo após a abertura.

S&P 500 (SPX) recuava 0,49%, a 4.342,12 pontos, enquanto o Nasdaq (US100) cedia 0,61%, a 13.455,23 pontos.

Leia mais

Órama troca 2 empresas em sua carteira de ações estrangeiras

Órama trocou duas empresas em sua carteira de ações estrangeiras para março. Saíram a Exxon Mobil (EXXO34) e a Costco (COWC34), substituídas pelas Abbvie (ABBV34) e Freeport (FCXO34).

Confira as 5 ações estrangeiras recomendadas pela corretora em março:

Empresas Ticker
Chevron CHVX34
Abbvie ABBV34
Freeport FXCO34
Berkshire Hathaway BERK34
Nvidia NVDC34
Credit Suisse corta em 33% preço-alvo do IRB; ação cai

Credit Suisse cortou o preço-alvo para as ações do IRB (IRBR3), de R$ 5,00 para R$ 3,35, empurrando os papéis para uma queda de 3,7% nesta sexta-feira (4), a R$ 3,14 – a baixa no último ano é de mais de 40%.

O banco também reiterou a recomendação underperform – algo equivalente à venda -, na primeira avaliação da instituição após o balanço do quarto trimestre. Para o Credit, o IRB apresentou resultados de subscrição piores do que o esperado e uma posição de “capital mais apertada”.

S&P 500 registra queda em abertura após dados de emprego bem acima do esperado

O S&P 500 iniciou as negociações desta sexta-feira (4) em queda, pressionado por tensões crescentes entre Rússia e Ucrânia (agora sob temor de risco nuclear).
O índice registrava perdas de 0,85%, a 4.326,57 pontos, nos primeiros minutos do pregão.
O Nasdaq Composite caía 0,4%, a 13.483,29 pontos. Já o Dow Jones 1,09%, a 33.427,92 pontos.
Hoje mais cedo, o Departamento de Trabalho dos EUA divulgou o relatório de emprego no país, mostrando que, em fevereiro, foram contratados muito mais trabalhadores do que o esperado.
678 mil empregos foram criados fora do setor agrícola dos EUA no mês passado, ante previsão de 400 mil vagas.

Goldman: Atividade econômica no Brasil seguirá pressionada

Apesar de ver recuperação em setores de serviços ainda impactados pela Covid,  o Goldman Sachs lembra que a onda covid Omicron em janeiro-fevereiro, inflação alta, taxas crescentes (condições financeiras domésticas mais apertadas), níveis recordes de endividamento das famílias, aumento do ruído político e incerteza política, confiança fraca do consumidor e das empresas e a incipiente reviravolta no crédito são esperados para gerar ventos contrários à atividade no curto prazo.

O banco classificou como modesta a recuperação do PIB do quarto trimestre de 2021, que subiu 0,54% ante o terceiro trimestre.

Premiê húngaro Orbán chama sanções de “arma de dois gumes”

Hungria apoiou as sanções da União Europeia contra a Rússia, mas sua própria economia também será inevitavelmente afetada por elas, disse o primeiro-ministro Viktor Orbán a uma rádio estatal nesta sexta-feira.

Leia mais

Ibovespa hoje: Taesa (TAEE11) e outros destaques da ponta positiva

Taesa (TAEE11) lideras altas do Ibovespa nesta sexta-feira (4), dia negativo para o principal índice da bolsa brasileira, que reflete a aversão ao risco global.

Veja as outras altas do Ibovespa hoje:

Ticker Ação Preço (R$) Variação
TAEE11 Taesa 40,95 3,04%
KLBN11 Klabin Unit 23,81 2,63%
SUZB3 Suzano Papel ON 54,86 2,10%
UGPA3 Ultrapar ON 14,13 0,78%
CMIG4 Cemig 13,37 0,83%
5 ações para ganhar dividendos no mês de março

Terra Investimentos montou um portfólio de dividendos com as 5 ações maiores pagadoras para o mês de março, mantendo as recomendações de fevereiro.

Confira as ações recomendadas para o mês:

Empresas Ticker
Copasa CSMG3
Engie EGIE3
Gerdau GGBR4
Telefonica Vivo VIVT3
Vibra VBBR3
De bitcoin (BTC) a dogecoin (DOGE), Ucrânia já recebeu mais de US$ 56 milhões em cripto

Ucrânia já recebeu mais de 105 mil doações únicas em criptomoedas, uma semana após o governo do país ter pedido por ajuda em sua conta oficial no Twitter.

Leia mais

Payroll: EUA criam 678 mil vagas de empregos em fevereiro, superando as expectativas

Economistas consultados pela Bloomberg previam um ganho de 440 mil empregos.

Leia mais.

Alta do petróleo deve continuar à medida que sanções à Rússia aquecem mercado

Um rali que elevou os preços do petróleo ao seu nível mais alto em quase uma década não dá sinais de arrefecimento, já que os suprimentos da grande exportadora Rússia são interrompidos por sanções após a invasão da Ucrânia, mostrou uma pesquisa da Reuters nesta sexta-feira.

Leia mais.

Secretário-geral diz que Otan não imporá zona de exclusão aérea na Ucrânia

O secretário-geral da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)Jens Stoltenberg, disse nesta sexta-feira que o grupo não criará uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia nem enviaria suas tropas para lá, mas prometeu ajuda a Kiev e pediu ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que encerre imediatamente a invasão.

Leia mais.

Magazine Luiza (MGLU3), Facebook (FBOK34) e as ações mais negociadas nesta manhã

Ibovespa abriu o pregão desta sexta-feira (4) em queda de 0,43%, a 114,6 mil pontos, com aversão ao risco global.

Entre os papéis mais negociados às 10h20, estavam as ações da Braskem (BRKM5) e do Magazine Luiza (MGLU3).

Leia mais.

Google suspende vendas de anúncios na Rússia por causa do aumento de censura

Google (GOGL34) parou de vender publicidade online na Rússia, uma decisão que abrange buscas, YouTube e parceiros de publicação externos.

“À luz das circunstâncias extraordinárias, estamos pausando os anúncios do Google na Rússia”, disse a empresa em comunicado. “A situação está evoluindo rapidamente e continuaremos compartilhando atualizações quando apropriado.”

Leia mais.

Juros DI operam em alta e tresuaries nos EUA em queda nesta sexta-feira

Os contratos de juros DI operavam em alta na abertura desta sexta-feira (4).

Por volta das 09h15, a taxa do contrato de depósito interfinanceiro (DI) para janeiro de 2023 subia para 12,92, com alta de 0,58% no ajuste anterior.

Leia mais.

Ibovespa cai 0,43% na abertura, aos 114,6 mil pontos, com aversão ao risco global

Ibovespa (IBOV) abriu esta sexta-feira (4) em queda de 0,43%, aos 114,6 mil pontos, seguindo a aversão ao risco global, com a continuidade da guerra na Ucrânia.

Na quinta, o principal índice da bolsa brasileira encerrou no zero a zero, perdendo terreno na parte da tarde, em linha com a piora dos mercados em Wall Street.

Leia mais.

Tesouro Direto: Taxas operam em alta e títulos de inflação se aproximam de recorde

Os títulos públicos do Tesouro Direto operavam em alta na abertura do pregão desta sexta-feira (4).

Por volta das 09h40, o título prefixado com vencimento em 2025 tinha rendimento de 11,94% ao ano. O papel era negociado a R$ 36,37 cada no valor mínimo.

Leia mais.

IBGE revisa ligeiramente para cima PIB dos 1º e 2º trimestres de 2021

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou ligeiramente os dados para a economia brasileira nos dois primeiros trimestres de 2021, de acordo com números publicados nesta sexta-feira.

Leia mais.

Ambev (ABEV3), Embraer (EMBR3) e outras ações para vender nesta sexta, segundo Ágora e BTG

Se o BTG Pactual (BPAC11) e a Ágora Investimentos indicaram a 3R Petroleum (RRRP3) como parte das ações recomendadas para esta sexta-feira (4), outras ações bastante conhecidas figuram a lista de venda para o investidor. Entre elas está Ambev (ABEV3) Embraer (EMBR3).

Leia mais.

6 ações para comprar e ter chances de ganhar até 3,09%, segundo Ágora e BTG

Ágora Investimentos e o BTG divulgaram as suas recomendações de investimento para o dia.

As ações sugeridas são de analistas gráficos, que usam uma metodologia que busca antecipar as tendências de curtíssimo prazo.

Leia mais.

Pré-Mercado: Conversa nuclear

A invasão da Rússia à Ucrânia é um conflito que já abalou a estabilidade política mundial e uma commodity em especial reúne 2 qualidades interessantes para o investidor: a proteção de patrimônio e a possibilidade de lucros extraordinários.

Leia mais.

Ibovespa futuro abre em queda de 0,36%, a 115.962 pontos
Dólar sobe na abertura, com mercado monitorando a guerra na Ucrânia

dólar abriu esta sexta-feira (4) em alta de 0,26%, a R$ 5,0442, com o mercado operando em modo de aversão a risco, após uma nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia não apresentar resoluções significativas.

Leia mais.

IBGE: PIB cresce 4,6% em 2021, dentro do esperado

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro avançou 0,5% no quarto trimestre de 2021 e encerrou o ano com crescimento de 4,6%, informou o IBGE nesta sexta-feira (4).

Leia mais.

Putin pede para que ocidente "não imponha mais sanções contra a Rússia"
Dólar baixo e preço porto alto não são negócio para a soja. E não deve mudar muito

A cotação do dólar próxima dos R$ 5 e os valores no Brasil em patamares bem menos competitivos que nos Estados Unidos deixam os negócios com a soja em estado de atenção.

Com preço porto que na quinta passou próximo dos R$ 210 a saca e os importadores tendo que demandar mais dólares contra o real fortalecido, o desvio para a soja americana é maior, como tem mostrado os resultados do USDA.

Leia mais.

Basf interrompe novos negócios na Rússia e em Belarrússia
S&P piora rating da Rússia a território ainda mais "junk"

A agência de classificação de risco S&P Global cortou nesta quinta-feira o rating de crédito da Rússia a território ainda mais “junk”, à medida que novas sanções internacionais desencadeadas pela invasão da Ucrânia e as próprias medidas de proteção do país aumentam o risco de calote.

Leia mais.

Não buscamos conflito com a Rússia, mas estamos preparados para isso, dizem EUA

A aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) defenderá todos os seus aliados e território contra um ataque russo, disse nesta sexta-feira o secretário de Estado dos Estados UnidosAntony Blinken, ao chegar para uma reunião dos ministros das Relações Exteriores da aliança em Bruxelas.

Leia mais.

BTG inclui Banco do Brasil (BBAS3) em carteira de ações para março; veja lista

Banco do Brasil

BTG Pactual incluiu o Banco do Brasil (BBAS3) em carteira de ações recomendadas para março e manteve o Itaú Unibanco (ITUB4), aumentando a exposição ao setor bancário.

Para os analistas da instituição, as eleições podem provocar grande volatilidade sobre as ações do Banco do Brasil, mas, na avaliação do BTG, o risco da carteira de crédito do banco é muito baixo e o preço atual dos papéis é “atrativo”.

Leia mais.

BC da China diz que vai melhorar suporte a pequenas empresas e estabilizar setor imobiliário

O banco central da China disse nesta sexta-feira que dará mais suporte financeiro a pequenas empresas e ampliará a ajuda para o setor de serviços afetado pela Covid-19, ao mesmo tempo em que estabiliza o setor imobiliário.

Leia mais.

Minério de ferro tem maior ganho semanal na China em 2 anos com crise na Ucrânia
Índices futuros dos EUA operam em queda

Os índices futuros dos Estados Unidos operavam em queda às 08h15 desta sexta-feira (4).

  • Dow Jones caia 0,82%
  • S&P caia 0,84%
  • Nasdaq caia 0,80
Agência Internacional de Energia Atómica afirma que não houve vazamento de material radioativo
Reino Unido considera ataque russo à usina nuclear "imprudente"
China pode cortar taxa de empréstimo de médio prazo em março, diz China Daily

O banco central da China pode cortar a taxa básica de juros neste mês, disse o jornal oficial em língua inglesa China Daily nesta sexta-feira, citando um analista de uma corretora doméstica.

Leia mais.

Bolsas europeias operam no vermelho frente ataque russo à usina nuclear ucraniana

As Bolsas europeias operam no vermelho nesta sexta-feira (4), após o ataque russo à usina nuclear ucraniana, a maior do continente europeu.

  • Por volta das 8h00, o índice STOXX 600, que reúne as ações das bolsas europeias mais negociadas dos mercados, caía 2,47%, com 426 pontos.

 

Ataque russo à usina nuclear poderia ser como seis Chernobyls, diz presidente ucraniano
Volodymyr Zelensky
(Telegram/Reprodução)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (4) que o ataque russo à usina nuclear de Zaporizhzhya poderia ter sido “como seis Chernobyls”.

Segundo ele, a Rússia “sabia o que estava fazendo quando apontou projeteis diretamente para a estação nuclear e considerou o ato como um “ato de terror em nível inédito”.

Leia mais.

Tudo permanece sobre a mesa em termos de sanções contra a Rússia, diz chefe diplomático da UE

O principal diplomata da União EuropéiaJosep Borrell, disse nesta sexta-feira que todas as opções permanecem sobre a mesa em termos de imposição de novas sanções contra a Rússia por causa de sua invasão da Ucrânia.

“Vamos considerar tudo”, disse Borrell aos repórteres quando perguntado sobre novas sanções, e especificamente sobre a possível suspensão das importações de gás russo pela UE.

Leia mais.

Gigante petrolífera russa pede fim de guerra na Ucrânia

A gigante petrolífera LUKOIL fez um pedido nesta sexta-feira (4) para que o conflito na Ucrânia acabe.

“O Conselho de Administração da LUKOIL expressa aqui suas mais profundas preocupações sobre os trágicos eventos na Ucrânia”, disse a empresa em comunicado, segundo a CNN.

“Apelando ao fim mais rápido do conflito armado, expressamos nossa sincera empatia por todas as vítimas afetadas por esta tragédia. Apoiamos fortemente um cessar-fogo duradouro e a solução dos problemas por meio de negociações sérias e diplomacia”.

Não há danos em reatores de usina nuclear ucraniana de Zaporozhzhia, diz agência da ONU

Os reatores da usina nuclear ucraniana de Zaporozhzhia não sofreram danos depois de disparos de artilharia atingirem o local durante a noite, disse nesta sexta-feira Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), acrescentando acreditar que os disparos foram feitos por tropas da Rússia.

Leia mais.

Militares russos alegam "provocação" ucraniana em combate em torno de usina nuclear

Os militares russos divulgaram uma longa declaração nesta sexta-feira (4) sobre os combates em torno da usina nuclear perto da cidade ucraniana de Zaporizhzhia.

Segundo a CNN, os russos afirmaram que “os militares da Guarda Nacional Ucraniana que estavam guardando a usina deixaram as instalações e desapareceram em uma direção desconhecida antes da chegada das unidades russas”.

“As instalações da estação e o território adjacente foram tomados sob guarda por militares russos”, disseram eles.

Leia mais.

Alimentos pesam e IPC-Fipe acelera alta a 0,90% em fevereiro
Alimentos
(Imagem: Pixabay/volzi)

Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo acelerou a alta a 0,90% em fevereiro depois de subir 0,74% em janeiro, com forte avanço dos preços de alimentos.

Leia mais.

Bolsas asiáticas fecham em queda após incêndio em usina nuclear ucraniana

As Bolsas asiáticas fecharam em queda nesta sexta-feira (4), após relatos de incêndio em uma usina nuclear ucraniana, a maior da Europa, após um ataque russo.

  • O índice Hang Seng, de Hong Kong, liderou as perdas das Bolsas asiáticas ao cair 2,5%, fechando em 21.905 pontos.
  • Na China continental, o índice Xangai caiu 0,96% para terminar seu dia de negociação em 3.447 pontos.
  • Já o índice Nikkei 225, no Japão, caiu 2,23%, e fechou o dia com 25.985 pontos.
  • Kospi da Coreia do Sul caiu 1,22% no dia, para 2.713 pontos.
  • Enquanto, na Austrália, o índice ASX 200 caiu 0,57%, fechando em 7.110 pontos.
Confira as principais notícias dos jornais desta sexta-feira
Ucrânia: Usina nuclear de Zaporizhzhia é atacada pela Rússia; veja o vídeo

No oitavo dia da invasão da Ucrânia, a Rússia está atacando a usina nucelar de Zaporizhzhia, a maior da Europa. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, compartilho há pouco, em suas redes sociais, um vídeo do instante em que um míssil atinge as instalações. A gravação é de uma das câmeras de segurança do local.

Leia mais.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar