Bolsa de metais de Londres não banirá metal russo; ações de mineradoras disparam
A bolsa de metais de Londres (LME, na sigla em inglês) disse nesta sexta-feira que não proibirá o metal russo de ser negociado e armazenado em seu sistema porque uma parcela significativa do mercado ainda planeja aceitá-lo em 2023.
Após a notícia, as ações das principais mineradoras globais como Vale (VALE3), Rio Tinto e BHP, além de outras empresas do setor de alumínio e metais dispararam.
A bolsa, maior e mais antigo mercado de metais industriais do mundo, lançou um documento de discussão sobre o assunto em outubro, pedindo a opinião do mercado.
“A LME não propõe neste momento proibir a garantia de novos metais russos nem impor patamares ou limites à quantidade de estoque russo permitido nos armazéns da LME”, disse a bolsa em comunicado.
“Embora haja evidentemente uma dimensão ética quanto à aceitabilidade global do metal russo, acreditamos que a LME não deve procurar tomar ou impor qualquer julgamento moral no mercado mais amplo”.
A bolsa disse que continuará monitorando o fluxo de metal russo nos armazéns da LME e, para fornecer transparência, publicará relatórios regulares a partir de janeiro de 2023 detalhando a porcentagem de metal russo garantido nos armazéns da LME.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!