Bolsa brasileira ‘continua muito barata’, avalia analista da Empiricus Research; veja por que comprar
A Bolsa brasileira continua muito barata e vale o investimento, avalia a analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research. Para ela, mesmo quem pensa que “perdeu” após a guinada do Ibovepsa (IBOV) em janeiro — quando avançou quase 5%—, deve recordar que o índice vem de quatro meses consecutivos de queda, e essa alta “não faz nem cócegas”.
Quaresma afirma que a Bolsa permanece barata e está com um ponto de entrada atrativo, em meio a um cenário de anos de resgate de fundos, que se aceleraram em novembro e dezembro, além da retirada de capital estrangeiro.
- VEJA MAIS: resultado do 4T24 pode fazer os dividendos desta incorporadora chegar até 25% este ano; veja qual
“A alocação da indústria de fundos em Bolsa está, na mínima, histórica do Brasil. Chegou a ficar mais baixa do que no período Dilma, então o posicionamento é muito favorável para quem está comprado hoje”, coloca.
A analista argumenta que qualquer surpresa positiva gera um movimento técnico muito forte, com gringos aportando e fundos multimercado voltando a alocar em Bolsa. Na avaliação de Quaresma, o técnico é muito favorável.
Compre Bolsa, desde que pense no longo prazo
Para a analista da Empirics, o atual fundamento que está sendo incorporado aos preços é muito ruim, de uma recessão forte. Apesar de reconhecer que pode ocorrer, este cenário não está no horizonte da analista. “Acreditamos em uma estagnação”.
Com a concretização de um cenário de estagnação, a analista rebate o questionamento de “então a Bolsa irá cair” recordando que, a não ser que se trate de uma recessão longa, o mercando compra pensando em 12 meses.
A lógica é a seguinte: 2024 foi um bom ano para a economia real, com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e inflação relativamente baixa, mas ruim para os ativos de risco. A razão apontada pela analista é que, quem comprou em 2024 estava olhando para 2025. E em algum momento de 2025, o consenso vai começar a comprar olhando para 2026.
“E se vier essa recessão, pode ser até bom. Porque aí vai começar a se discutir uma Selic terminal menor, uma queda de juros em 2026, umamudança política que pode levar a uma melhora de fundamento da economia, da microeconomia principalmente”.
Tendo esse horizonte, a analista aponta o atual momento como um ótimo período para se comprar a Bolsa brasileira, mas alerta: com muita seletividade.
Para ganhar dinheiro em Bolsa, não é preciso comprar ativos em turnaround, estressados, com balanço frágil, afirma Larissa Quaresma, tendo em vista que o atual cenário colocou as empresas de boa qualidade, balanço forte, também em condição de estarem muito baratas.
“Estamos otimistas, desde que o investidor tenha um horizonte temporal maior e tenha estômago para volatilidade. Quem compra hoje precisa comprar olhando para 2026, para o final de 2026, provavelmente”.