Boletos pagos via pix? Banco Central aprova nova resolução
O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira (12) que aprovou uma nova resolução onde será possível realizar pagamentos de boletos via pix.
Segundo o BC, a melhoria tem o intuito de aperfeiçoar a segurança, ao mesmo tempo que oferece a agilidade e conveniência da grande aceitação do pix.
A nova regra entrará em vigor em 2025, ainda sem data definida. O BC ressaltou que os dois sistemas ainda se encontram em processo de implementação e que o início das operações do boleto dinâmica deve ocorrer em até 6 meses depois da aprovação de um dos sistemas.
Boleto dinâmico
No mesmo comunicado, o BC também anunciou que uma nova modalidade de cobrança, que traz mais segurança no pagamento de dívidas em cobranças representadas por títulos, como por exemplo a duplicata escritural, se estendendo tanto em forma de saque, devedores de dívidas (já que utilizam o mesmo boleto) e eletrônicos.
“Para garantir o correto direcionamento dos recursos pagos de forma automática, o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC”, disse o banco.