Internacional

BoJ mantém política monetária e Japão entra em bear market

20 dez 2018, 10:06 - atualizado em 20 dez 2018, 10:07

O BoJ (Bank of Japan) manteve inalterada sua política monetária nesta quarta-feira (20), continuando com o juro negativo de 0,1% e com a meta de zero no yield dos títulos de 10 anos, na esteira da decisão do Federal Reserve, que apontou viés dovish em seu comunicado e no horizonte de sua política monetária.

A autoridade japonesa também permaneceu com os estímulos, com o programa de controle da curva de yield dos títulos japoneses e a manutenção da compra de ativos. A decisão se alinhou às expectativas do mercado.

O presidente do Haruhiko Kuroda tem ciência dos riscos de uma desaceleração da economia japonesa, embora tenha ressaltado os fundamentos sólidos da economia e a manutenção da expectativa de 2% na meta de inflação.

De volta a 1987

Em meio ao sentimento global de aversão ao risco e a manutenção da política monetária pelo BoJ, o índice Topix caiu 2,5%, entrando em “bear market” nesta quarta-feira (20) após acumular desvalorização de 21% desde a máxima de janeiro.

Investidores estrangeiros retiraram cerca de US$ 48 bilhões de investimentos em ações japonesas neste ano – maior patamar desde 1987, ano da famosa “Black Monday”, quando Wall Street quebrou.

Leia mais sobre: