Boi gordo: Preços animam em junho, mesmo com queda de 10% no 1º semestre de 2023
Os preços do boi gordo apresentaram uma reação positiva na reta final de junho. Até o dia 28, o indicador do boi gordo Cepea/B3 fechou em R$ 252,20, com valorização de 3,68%.
No entanto, na parcial deste ano, a queda do indicador foi de 10%, trazendo um alerta aos pecuaristas, em relação à desvalorização no setor.
Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a baixa foi causada por fatores produtivos e econômicos, dentre eles, o maior investimento na produção pecuária nos últimos anos, que resultou em aumento na oferta de animais.
- Por que a Empiricus Research mantém a recomendação de compra para BB Seguridade (BBSE3) mesmo com queda de quase 10% em 2023? Clique aqui e entenda a tese no Giro do Mercado de hoje (29). Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Outro fator que também pressionou as cotações deste primeiro semestre é o baixo consumo de carne bovina no mercado interno.
Apesar disso, agentes do Cepea estão confiantes para um aumento na demanda interna pela carne no segundo semestre de 2023, devido aos preços atuais.