Nova Bolsa Memx, criada por BofA, UBS e Morgan Stanley, irá peitar Nyse e Nasdaq
Um grupo de grandes bancos e corretoras norte-americanas, incluindo nomes de peso como Morgan Stanley, Bank of America Merrill Lynch e UBS, trabalham atualmente na fundação de uma bolsa paralela a NYSE (New York Stock Exchange), conforme matéria veiculada na Bloomberg.
Chegou o Pré-Market Money Times! CADASTRE AGORA e Receba antes do mercado
A MEMX (Members Exchange), nova bolsa de valores, já levantou US$ 70 milhões do novo grupo e está aberta a novos investimentos. Comunicado divulgado pelos fundadores declara que a fundação procurará “aprimorar a competição, reduzir os custos fixos e simplificar a negociação de ações nos EUA”.
O movimento remete a época em que a NYSE e outras bolsas de negociação eram detidas pelos próprios membros, ao invés de serem empresas públicas voltadas para a geração de lucro, com conflito de interesses por vezes conflitantes com o de seus clientes.
Muitas taxas
Ao enviarem ordens diretas de negociação, bancos e corretoras podem economizar dinheiro nos custos de transação. Muitas destas empresas já utilizam “dark pools” como ambientes de negociações, os quais transmitem ordem de compra e venda.
Recentemente, as corretoras de Wall Street reclamaram que as bolsas possuem atualmente taxação muito elevada por serviços básicos, como dados de preços de mercado, sem os quais é impossível para os traders trabalharem.
Em queda
As ações da Intercontinental Exchange, controladora da NYSE, fecharam o último pregão com desvalorização próxima a 3,05%. Já os papeis da Nasdaq Composite encerraram o pregão em queda de 2,61%.
Confira a lista dos fundadores:
Bank of America Merrill Lynch
Charles Schwab
Citadel Securities
E*Trade
Fidelity Investments
Morgan Stanley
TD Ameritrade
UBS
Virtu Financial