BofA projeta que EUA fechem 2022 com inflação em 6,7%
Na terça-feira (13), os Estados Unidos divulgam o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) de agosto e o mercado espera que o indicador comece a cair. O Bank of America projeta que o país feche o ano de 2022 com uma taxa anual de inflação de 6,7%.
Atualmente, a inflação está em 8,5%. Além disso, o núcleo – que exclui a volatilidade dos setores de energia e alimentos – deve fechar o ano em 5,5% no acumulado em 12 meses, ante os atuais 5,9%.
De acordo com o banco, os gastos das famílias estão se reequilibrando em direção à recuperação dos níveis de serviços e estoques, abrindo a porta para a desaceleração da inflação de bens e para a queda dos preços de alguns setores.
“Grande parte desse potencial de desinflação pode ser encontrado em três categorias de duráveis: veículos novos, carros usados e móveis domésticos”, aponta em relatório.
No entanto, o BofA alerta que não se deve subestimar o risco de inflação persistente. “Assumir uma reversão completa dos preços dos bens no curto prazo é excessivamente otimista, em nossa opinião”, diz.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!