Internacional

BoE está pronto para mais medidas ante coronavírus

18 mar 2020, 13:48 - atualizado em 18 mar 2020, 13:48
Banco da Inglaterra, Bank of England.
Em 11 de março, o BoE reduziu a taxa de juros para um recorde de 0,25%  (Imagem: REUTERS/Clodagh Kilcoyne)

O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, afirmou que o banco central está aberto para mais medidas emergenciais, já que a ameaça econômica representada pelo coronavírus se intensificou desde a semana passada, quando o BoE reduziu as taxas de juros.

“O efeito disso nas grandes empresas se tornou muito mais forte na última semana”, disse Bailey nesta quarta-feira.

Em 11 de março, o BoE reduziu a taxa de juros para um recorde de 0,25% e lançou medidas para incentivar os bancos a continuarem emprestando a empresas menores.

Como a crise cresceu, com muitos setores da economia britânica atingidos por uma quase paralisação, o BoE disse na terça-feira que comprará uma forma de dívida denominada papel comercial de empresas com grau de investimento, mesmo que elas não a tivessem emitido anteriormente.

Bailey afirmou nesta quarta-feira que não sabe dizer quão grande será a aceitação do plano. Detalhes do esquema publicado na terça-feira mostraram que não houve uma decisão formal, embora esteja sujeito a revisão pelo Comitê de Política Monetária do BoE.

O presidente do banco central da Inglaterra também disse que tomou nota da queda da libra esterlina abaixo de 1,19 dólar e que as autoridades de política monetária discutirão o assunto na próxima reunião, embora ele não tivesse uma explicação para isso.

“Vamos levar isso em consideração, considerar com cuidado quais serão os efeitos, mas eu não tenho uma visão e tampouco tenho uma visão quanto ao nível da libra esterlina” , disse ele a repórteres.

O Banco da Inglaterra costuma relutar em comentar a libra esterlina e não tem uma meta específica para a moeda, que caiu para uma mínima relação ao dólar desde 2016, à medida que o impacto do coronavírus se espalhava.

Manter os mercados abertos

Bailey rejeitou os pedidos de fechamento de mercados financeiros devido à crise do coronavírus.

“Uma vez que não estamos vendo o que eu chamaria de mercados fora de controle, é importante manter os mercados abertos”, disse ele. “Até agora, o sistema financeiro está bem diante disso.”

O presidente do BoE minimizou as sugestões de que o banco central pode ter taxa de juros abaixo de zero –cobrando efetivamente as pessoas por manterem dinheiro em uma conta bancária– ou dar dinheiro diretamente ao público, às vezes chamado dinheiro de helicóptero.

Apoiar empregos e renda das pessoas será fundamental, disse Bailey, acrescentando que Sunak já havia tomado medidas para fazer isso e prometeu mais.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar